Cotidiano

Após testes, Kim alega poder 'atacar de maneira efetiva os EUA'

NORTHKOREA-MISSILE_KIM-G852PFRC6.1.jpgSEUL – O líder norte-coreano, Kim Jong-un, alardeou o sucesso dos testes de dois mísseis de médio alcance disparados na quarta-feira, afirmando que são uma ameaça às bases americanas no Pacífico, informou nesta quinta a agência oficial de imprensa KCNA.

Kim, que supervisionou pessoalmente os testes, declarou que trata-se de um “grande acontecimento”, que reforça as capacidades de ataque nuclear preventivo da Coreia do Norte, segundo a KCNA. kim

“Temos a capacidade segura de atacar de maneira efetiva os americanos no teatro de operações do Pacífico”, disse Kim, citado pela agência oficial.

Os mísseis testados foram os Mussudan, com alcance teórico de entre 2.500 e 4.000 quilômetros, capazes de atingir as bases americanas na ilha de Guam.

Após quatro testes fracassados em 2016, a Coreia do Norte lançou na quarta-feira dois Mussudan, com um percorrendo 400 km sobre o Mar do Japão, após atingir uma altitude de 1.000 metros, e outro percorrendo 150 km, sobre a mesma zona, segundo analistas militares japoneses.

“O teste foi realizado com sucesso, sem o menor risco para os países vizinhos”, acrescentou a agência de imprensa norte-coreana.