CASCAVEL

Ambulâncias: Um ano após denúncias, Saúde fará licitação de R$ 8,5 mi

Ambulancia
Foto: Divulgação

Cascavel – A situação precária de muitas ambulâncias da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) veio à tona no começo de outubro do ano passado, após denúncias de pacientes. Elas motivaram reunião com um grupo de vereadores que, na época, foram informados que das 19 ambulâncias, 13 estavam paradas. Nove delas por condições precárias dos pneus. Por várias semanas a frota de atendimento municipal teve prejuízos até que houvessem os consertos.

Um dia após a reunião, o próprio prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, foi pessoalmente ao Parque de Máquinas para verificar a situação dos veículos. Ele e prometeu resolver o quanto antes a situação, alegando inclusive problema de “gerência”. O secretário de Saúde, Miroslau Bailak, chegou a admitir que “poderia ter ocorrido um erro de gestão”. Mas, disse que seguiu as determinações que foram dadas pelo setor da Gestão de Frota do Município, já que quando algum veículo apresenta problema mecânico, é este setor que decide se elas podem rodar ou dão o encaminhamento para o conserto.

Na época, Bailak esclareceu que a Sesau tinha mais de 150 veículos e que a manutenção é periódica e que existe um controle da frota. O controle ocorre pelo próprio motorista. O trabalhador passa a situação para a gestão que dá o encaminhamento para o setor responsável. Neste caso, Bailak frisou que deve ter ocorrido um acúmulo de trabalho, o que acabou encostando temporariamente uma grande parte da frota. Para voltarem a rodar, pneus de outros veículos foram remanejados.

Compra milionária

De acordo com Miroslau Bailak, o recurso total de R$ 8.467.563,28 compôs-se por quatro emendas impositivas da Câmara de Vereadores, cinco emendas de deputados estaduais e ainda uma emendas de um deputado federal. “Esta é uma compra grande de novos veículos que vêm a somar e amenizar este tipo de situação que já tivemos”, analisou Bailak,

Segundo Bailak, esta é a segunda tentativa para a compra dos veículos, já que a primeira deu deserta, por causa de valores que estavam desajustados. Houve correção para este novo processo. Depois que a licitação estiver encerrada e sair o empenho, as empresas terão 120 dias para entregar os novos veículos. Além disso, a Sesau deve receber nas próximas semanas mais três novas ambulâncias, totalizando 21 veículos para o começo do ano.

“Essa compra vai amenizar aquela situação que a gente viveu no ano passado que era a falta de ambulâncias e ou veículos sucateados, já que vem repor estes veículos que têm muitos anos de uso”, explicou. Ele reforçou ainda que as ambulâncias precisam de manutenção periódica e as mais antigas precisam de uma manutenção maior. Os veículos vão reforçar também o transporte social, que é o transporte de pacientes para a realização de exames e fisioterapia.

35 veículos

O processo licitatório está marcado para o dia 5 de dezembro, a partir das 9h, no Setor de Licitações do Município. Ao todo, serão adquiridos 35 veículos – 18 ambulâncias, três utilitários para as unidades do interior de Rio do Salto, Espigão Azul e para o Programa Municipal de Imunização, além de quatro veículos modelo SUV para a Vigilância Ambiental, uma caminhonete para o setor de endemias, oito veículos leves tipo Sedan e uma van com pelo menos 16 lugares – estas para a Sesau como um todo.