Os pneus são um dos componentes mais importantes do seu veículo, sendo a única parte que entra em contato direto com o solo. Sendo assim, mantê-los em boas condições garante a segurança nas estradas, mas contribui para o desempenho, a economia de combustível e a durabilidade do veículo.
No entanto, muitos motoristas não sabem como cuidar adequadamente dos pneus, o que pode levar ao desgaste irregular, maior risco de acidentes e custos extras com substituições.
Hugo Mendonça, gerente técnico Automotivo da Mecanizou, startup que conecta oficinas mecânicas a fornecedores de peças automotivas, destaca algumas práticas essenciais para prolongar a vida útil dos pneus e melhorar o desempenho do veículo. “O rodízio de pneus consiste em trocar a posição dos pneus do veículo para que o desgaste seja mais uniforme. Isso é especialmente importante porque os dianteiros tendem a desgastar mais rápido, especialmente em carros com tração dianteira. O ideal é realizar o rodízio a cada 10.000 km ou conforme as recomendações do manual do veículo. Em alguns casos, esse intervalo pode variar de acordo com o tipo de veículo e os pneus utilizados.”
Hugo destaca ainda, que a pressão adequada dos pneus é fundamental para garantir o desempenho do veículo e aumentar a durabilidade. Pneus com pressão inadequada podem causar desgaste irregular, aumentar o consumo de combustível e até prejudicar a estabilidade do veículo.
Idealmente, a pressão dos pneus deve ser verificada a cada 15 dias e antes de viagens longas. Essa verificação é importante porque a cada 3 PSI de pressão abaixo do especificado, aumenta o desgaste do pneu em 5%. Não se esqueça de checar também a pressão do pneu sob estepe.
A pressão correta pode ser encontrada no manual do veículo ou em uma etiqueta localizada na lateral da porta do motorista. Ela deve ser verificada sempre com os pneus frios, ou seja, antes de o carro ser utilizado por muito tempo.
Já o balanceamento e o alinhamento das rodas são serviços que garantem o funcionamento adequado do sistema de suspensão e da direção do veículo, além de contribuir para a vida útil dos pneus. Quando as rodas não estão balanceadas e alinhadas corretamente, pode ocorrer desgaste irregular dos pneus, vibrações durante a direção e até aumento no consumo de combustível. “O balanceamento deve ser feito sempre que você trocar os pneus ou notar alguma vibração durante a condução. Com relação ao alinhamento, recomenda-se realizar a cada 10.000 km ou sempre que houver necessidade, como após a troca de pneus, bater em um buraco ou sentir o volante desalinhado”, afirma Mendonça.
Fazer uma inspeção visual regular nos pneus é fundamental para identificar problemas antes que se agravem. Verifique se há cortes, rachaduras, bolhas ou objetos presos nos pneus (como pregos ou vidros). Se perceber qualquer irregularidade, leve o veículo a um mecânico para uma avaliação.
Outras duas inspeções importantes, é da validade do pneu (estimado em cinco anos) que pode ser conferida a partir dos quatro últimos dígitos do DOT, que são informações padronizadas localizadas na lateral do pneu.
Além disso, é sempre importante acompanhar o TWI, que seria um indicador de desgaste da banda de rodagem. Ele fica localizado na parte central do pneu (geralmente tem uma seta na lateral indicando sua posição exata). Sempre que o pneu desgastar até essa marcação, nivelando com esse indicador, significa que o sulco do pneu atingiu o limite de 1,6 mm de profundidade e deve ser trocado.
Por fim, evitar sobrecarregar o veículo e realizar acelerações ou freadas bruscas pode diminuir o desgaste dos pneus e ajudar a preservar sua integridade. Pneus que são expostos a situações de estresse excessivo podem se desgastar mais rapidamente e até estourar.