SAÚDE

Cascavel Rosa ajuda a agendar mamografias e realiza concurso de vitrines

Arnete Kaefer é a presidente do Cascavel Rosa desde 2020. Foto: Paulo Eduardo/O Paraná
Arnete Kaefer é a presidente do Cascavel Rosa desde 2020. Foto: Paulo Eduardo/O Paraná

Cascavel – O câncer de mama é o tipo mais prevalente entre as mulheres globalmente, afetando tanto países em desenvolvimento quanto desenvolvidos. Em 2020, foram estimados aproximadamente 2,3 milhões de novos casos em todo o mundo, representando cerca de 24,5% de todas as neoplasias diagnosticadas em mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões, com os países desenvolvidos apresentando as maiores cifras.

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor de rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

Dedicação

Para conscientizar as mulheres sobre a necessidade de realizar o autoexame e a mamografia para prevenção do câncer de mana, surgiu o Cascavel Rosa, um movimento de voluntárias dedicado a despertar a mulher sobre os cuidados que precisa ter, principalmente a partir dos 40 anos.

A presidência do Cascavel Rosa é ocupada desde 2020 por Arnete Kaefer. Em entrevista à equipe de reportagem do Jornal O Paraná, Arnete conta os motivos que a levaram a encampar essa bandeira e o drama vivido por familiares acometidos pelo câncer.

O Cascavel Rosa surgiu com a proposta preventiva e fazer com que a mensagem chegue às mulheres antes do diagnóstico. Em 2014, o Cascavel Rosa abraçou a campanha do Novembro Azul, voltado aos homens e à prevenção do câncer de próstata.

“Entrei no Cascavel Rosa em 2011, com o intuito de conhecer um pouco mais sobre o câncer de mama, por causa de uma sobrinha que 34 anos com diagnóstico de câncer”, relata Arnete Kaefer. A sobrinha de Arnete faleceu no dia 31 de março de 2021.

Luta contra a doença

Passado certo tempo, a Fabiana Kaefer, irmã de Arnete, também foi diagnosticada com câncer. Fez parte do Cascavel Rosa, lutou e ajudou muitas mulheres a vencer essa terrível doença, mas não resistiu e veio a óbito no dia 4 de fevereiro deste ano.

A mulher precisa reconhecer qualquer alteração em seu corpo para buscar orientação médica. Esse é o grande objetivo do Outubro Rosa: alertar a mulher de que ela precisa se cuidar e fazer a mamografia a cada anos, depois dos 40 anos”. Segundo Arnete, a mamografia ainda é o melhor exame nesse sentido. O câncer de mama não tem idade e inclusive está suscetível aos idosos acima de 75 anos.

Um dos grandes temores das mulheres é a dor provocada pelos exames de mamografia. Entretanto, atualmente há tecnologias menos doloridas, como a mamografia digital. “Mas o que é mais fácil. Uma dorzinha momentânea causada pelo exame ou a dificuldade de um diagnóstico e tratamento, muito mais agressivo”. Ela destaca que Cascavel está muito bem assistida de hospitais especializados no tratamento do câncer, como o Ceonc e a Uopeccan.

Voluntárias

Hoje, o Cascavel Rosa conta com 22 voluntárias. Trata-se de uma ONG, sem fins lucrativos, que sobrevive da venda de camisetas e de bazares, além de patrocínios para divulgação do trabalho. O Cascavel Rosa também auxilia as entidades dedicadas à prevenção do câncer de mama. O Núcleo dos Ostomizados, por exemplo, recebeu dois aparelhos de ar-condicionado doados pelo movimento.

Com os recursos angariados com o último bazar realizado, foi possível adquirir kits de higiene para repassar às pessoas que se deslocam de outros municípios e estados e pernoitam na cidade.

Desde o ano passado, o Cascavel Rosa tem um canal aberto com o Ceonc e a Uopeccan para o agendamento de exames de mamografia. Ademais, em apenas três meses, ocorreram 700 mamografias. O telefone para o agendamento é o (45) 99926-0486.

Vitrine Rosa

Por fim, nesta terça-feira (29), ocorre a premiação do 3º Concurso Vitrine Rosa, envolvendo duas categorias (empresas com até cinco colaboradores e acima de 11 colaboradores). O evento será a partir das 18h30, no Senac.