PRIMEIRA EDIÇÃO

Health Summit destaca Cascavel como um modelo de saúde para todo Brasil

Health Summit destaca Cascavel como um modelo de saúde para todo Brasil
Vandré Dubiela

Profissionais, gestores da área médica e acadêmicos iniciaram sexta-feira (18) participação no 1º Cascavel Health Summit, que prossegue neste sábado (19). O evento conta com a organização da vice-presidência para Assuntos da Saúde da Acic (Associação Comercial e industrial de Cascavel), o especialista em aparelho digestivo, Dr. Tomaz Tanaka. A proposta é a de alcançar um novo estágio na escalada como centro de referência em saúde.

Em entrevista concedida à equipe do Jornal O Paraná, que esteve presente no evento, o vice-presidente para Assuntos da Saúde da Acic destacou que se trata de uma programação inédita nesta área em Cascavel. “A intenção é chamar a atenção e mostrar que somos modelo em saúde para o Brasil”, destacou.

Cascavel oferece um serviço de excelência quando o assunto é saúde privada. “Nossa cidade apresentou um crescimento organizado excepcional, por conta da qualidade dos sérvios oferecidos”, salienta. O grande desafio é inserir de maneira ousada, Cascavel no turismo de saúde e, para isso, a cidade conta com um hub logístico eficaz, na questão viária, de segurança e, principalmente, ao contar com um aeroporto que, segundo Tanaka, permitirá a vinda de pacientes de outros estados e inclusive de outros países.

“Somos empreendedores da saúde. Temos vários hospitais e clínicas que hoje servem de espelho para outros centros de saúde no País”. A tecnologia também marca presença, inclusive com equipamentos para realização de cirurgia com uso de robôs.

Conforme o Dr. Tomaz Tanaka, o 1º Cascavel Health Summit não é para debater tão somente a medicina. “É para gestores e administradores. Para mostrar que, acima de tudo, a qualidade é o que rege a saúde”.

Desafios e oportunidades na saúde

A palestra de abertura foi proferida pelo executivo sênior em serviços em saúde, Sandro Scarpetta. Ele abordou o tema “Desafios e oportunidades para a gestão de clínicas e hospitais”. “O Brasil é o 8º mercado de saúde no mundo”, destacou.

Conforme os números apresentados, dos 207,5 milhões de habitantes, 24,51% contam com cobertura de plano de saúde. Além disso, o Brasil conta com 20.690 laboratórios; 475.417 médicos; 914,4 mil enfermeiros. Além disso, conta com 300,1 mil estabelecimentos de saúde; 6.761 hospitais; 494,1 mil leitos, sendo 70% privados e 30% públicos. A média de expectativa de vida é de 75,2 anos.

O palestrante abordou entre outros assuntos: Cenário do Mercado de Saúde; Envelhecimento Populacional; Relacionamento Operadoras x prestadores; Desafios da Gestão e por fim, Oportunidades. Em relação aos beneficiários dos planos de saúde, em 2020 eram 47,46 milhões; em 2021, 48,85 milhões de usuários; em 2022, 50,13 milhões e em 2023, 50,96 milhões.

No ano de 2023, as despesas com saúde corresponderam a 9,6% do PIB brasileiro. A distribuição dos recursos em saúde chegou a R$ 977,26 bilhões. O prazo médio de recebimento passou de 70,70 dias em 2009 para 76,38 dias em 2023, impactando o fluxo de caixa dos prestadores.

Ainda na tarde de sexta-feira, a segunda palestra envolveu Marketing Digital para a área médica, como atrair mais pacientes. Em seguida, foram apresentados cases de sucesso. No período da noite, ocorreu o cerimonial de abertura e apresentação de dados de Cascavel sobre a estrutura existente da saúde. Logo depois, a palestra magna abordou o “Compromisso com a excelência”, com o Dr. Eugenio Mussak e apresentação da linha do tempo na área da saúde, com a jornalista Soraia David.

No sábado, a programação iniciou às 8h30, com a palestra sobre Possibilidades de turismo para a atração de clientes na área da saúde, com a presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), Silvana Ribeiro. Na sequência, o tema a ser debatido será A Saúde no Paraná, com a Secretaria Estadual da Saúde. A última palestra do 1º Cascavel Health Summit será com Rogerio de Fraga, com o tema Liderança e Gestão no tempo na carreira dos Profissionais da Saúde.