ELIMINATÓRIAS

Seleção em campo com pressão por vitória

Abner é uma das novidades na escalação de Dorival Junior. Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Abner é uma das novidades na escalação de Dorival Junior. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Ederson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; André e Lucas Paquetá; Savinho, Raphinha, Rodrygo e Igor Jesus. Esta é a escalação da seleção brasileira para a partida contra o Chile pela 9ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Atual quinto colocado com 10 pontos em oito jogos e apenas uma vitória nas últimas cinco partidas, o time entra em campo pressionado para obter um bom resultado diante de um dos times que ocupam as últimas colocações.

“Eu não acho que eles tenham que ter isto como um peso, como um dificultador além da responsabilidade natural de vestir uma camisa pesada como da seleção, olhar a nossa situação e temos de encarar. Nossa comissão fez só dois jogos nesta fase classificatória, mas a responsabilidade é de todos nós, não fugimos do contexto”, observou o técnico Dorival Junior.

Pensando nisso e obrigado pelo grande número de desfalques entre os convocados, o técnico Dorival Junior promove mudanças no esquema tático. O atacante Igor Jesus e o lateral-esquerdo Abner são as novidades na escalação. Bruno Guimarães deixa o meio-campo após nove jogos de titularidade.

“Todo mundo muito concentrado para que possamos fazer dois jogos dentro de um nível diferente principalmente do primeiro tempo da última partida. Esse é um objetivo que todos nós temos para que possamos reverter esse quadro momentâneo”, disse o treinador.

Rodada pode ajudar o Brasil

As três primeiras colocadas na classificação das Eliminatórias jogam fora de casa e os resultados podem auxiliar o Brasil a se aproximar dos líderes desde que o time de Dorival Junior faça a sua parte. A Argentina defende a liderança contra a Venezuela, que tem o mesmo número de pontos do Brasil, mas está atrás pelos critérios de desempate. O jogo pode ser adiado por conta do atraso no voo da delegação argentina durante escala nos Estados Unidos. A passagem de um furacão assustou os jogadores.

Com 16 pontos, a Colômbia é vice-líder e enfrenta a Bolívia, atual nona colocada, enquanto o Uruguai tenta superar a crise que envolver jogadores e o técnico Bielsa, em duelo contra o lanterna Peru.