BANDEIRADA

Casagrande vence a Stock Car com bela ultrapassagem na última volta

O bicampeão Gabriel Casagrande conquistou a vitória com ultrapassagem na última volta na Argentina. Foto: Divulgação
O bicampeão Gabriel Casagrande conquistou a vitória com ultrapassagem na última volta na Argentina. Foto: Divulgação

A Stock Car Pro Series não se cansa de surpreender. A corrida principal da 9ª etapa da temporada 2024, disputada no começo da tarde de domingo (6), parecia tranquila e destinada a ter Thiago Camilo no topo do pódio, mas tudo mudou em Buenos Aires nas voltas finais. Com atuação de bicampeão, Gabriel Casagrande reduziu de forma substancial a vantagem do maior vencedor em atividade na categoria e acionou o push-to-pass para efetuar a ultrapassagem na abertura do último giro, assumiu a liderança e partiu para um triunfo muito importante para o campeonato.

A vitória do paranaense de Pato Branco mantém uma interessante escrita da Stock Car em Buenos Aires. Desde o início da sua trajetória na capital argentina, somente campeões subiram ao topo do pódio no Autódromo Oscar y Juan Gálvez, o que foi mantido depois dos triunfos de Daniel Serra (Eurofarma RC) no sábado e de Casagrande neste domingo. O paranaense agora é o primeiro piloto a triunfar duas vezes na Stock Car em Buenos Aires.

Gabriel Casagrande destacou o trabalho da A.Mattheis Vogel como fundamental na gestão do push-to-pass, fator que tornou-se determinante para conduzi-lo à vitória em Buenos Aires domingo.

“A corrida só acaba quando termina [risos]. Foi uma prova muito legal de dentro do carro também. Sabia que tinha um bom carro. O sábado foi aquela loucura, e o que conseguimos fazer de ontem para hoje fez com que ele ficasse ainda mais na minha mão. E a equipe me ajudou muito com a gestão do botão de ultrapassagem. Se acionasse o push no mesmo momento que o Thiago jamais o ultrapassaria. Então tentei fazer algo diferente e, com a ajuda da equipe, conseguimos saber quando ele teria ou não o botão de ultrapassagem, e aí conseguimos vencer mais uma vez”, comemorou o nome do dia na Argentina.

Liderança

Com o término da etapa argentina do calendário, Felipe Massa passou o xará Felipe Baptista em 12 pontos e está de volta ao topo da tabela do campeonato, agora com 696 tentos. Os 10 mais bem colocados na classificação são: 1º) Felipe Massa, com 696 pontos; 2º) Felipe Baptista, 684: 3º) Bruno Baptista, 661; 4º) Gabriel Casagrande, 656; 5º) Ricardo Zonta, 653; 6º) Júlio Campos, 637; 7º) Dudu Barrichello, 621; 8º) Daniel Serra, 560; 9º) Rafael Suzuki, 543; e 10º) Enzo Elias, com 539 pontos.

A próxima etapa da Stock Car será no dia 26 deste mês, novamente no exterior, com etapa em El Pinar, no Uruguai.