A Corte Arbitral do Esporte (CAS) decidirá se os 68 atletas russos que pediram isenção do banimento de competições internacionais, decidido pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF), poderão participar da Olimpíada do Rio. A informação foi divulgada pelo próprio CAS nesta segunda-feira.
Segundo o CAS, todas as partes envolvidas entraram em acordo sobre o procedimento no tribunal, que deverá ser concluído com um veredicto no dia 21 de julho. Os Jogos de 2016 terão início em 5 de agosto.
A entrada do CAS na discussão, no entanto, pode não resolver totalmente as dúvidas sobre a participação de atletas russos nos Jogos. A data final para que esportistas alcancem os critérios de classificação para a Olimpíada é 11 de julho, dez dias antes do previsto para sair o veredicto do CAS.
Em junho, a IAAF havia decidido manter a Federação de Atletismo da Rússia (Araf) suspensa de competições internacionais, por conta do escândalo de doping envolvendo treinadores e dirigentes. Por conta da punição, os atletas russos, que não participavam das principais provas do atletismo desde novembro, estariam fora dos Jogos Olímpicos de 2016.
No entanto, 68 atletas russos entraram com um pedido junto à IAAF para que fossem liberados a participar dos Jogos, sob a justificativa de que não tinham histórico de doping, tampouco haviam sido afetados pelas falhas no controle de dopagem da Rússia. O Comitê Olímpico Internacional (COI) disse que respeitaria a decisão da IAAF sobre a participação dos atletas.