Cotidiano

Parceria de Jamie Oliver com a Sadia é criticada por ?embaixadores? da boa alimentação

2009071557429.jpgSÃO PAULO – O festejado chef inglês Jamie Oliver está no Brasil para anunciar detalhes de uma parceria com a Sadia. Mas, antes mesmo de o projeto ser apresentado ? o anúncio oficial será na tarde desta quarta-feira ?, a associação de Oliver com uma das maiores produtoras de carne de frango do mundo já causa polêmica. Isso porque o chef inglês assumiu há algum tempo o papel de revolucionar a maneira como as pessoas se alimentam, promovendo um estilo de vida mais saudável. Para os que defendem a boa alimentação, a Sadia faz comida industrializada e usará a parceria apenas para ampliar as vendas.

A notícia da parceria, na semana passada, provocou a debandada dos chamados ?embaixadores? brasileiros, e também de latinos, do programa Food Revolution, criado por Jamie Oliver para conscientizar a população sobre a importância de comer alimentos frescos e deixar de lado os industrializados e processados.

? Não faz sentido ele defender alimentação saudável e se unir à Sadia ? disse um dos embaixadores que preferiu não se identificar. ? O que circula entre a comunidade que defende a alimentação saudável e que sempre teve o Jamie Oliver como espelho é que ele veio ao Brasil apenas para anunciar uma parceria com uma empresa enorme. É muito marketing e isso destoa da ideologia pregada. Ele está queimando o próprio filme.

Outro reflexo da parceria Oliver-Sadia é a retirada do espaço Food Revolution do Festival de Gastronomia Orgânica em São Paulo, um dos eventos mais importantes sobre alimentação limpa do continente.

Também houve polêmica nas redes sociais. Internautas o chamaram de ?vendido? e se disseram ?decepcionados? com a união improvável do chef saudável com uma das maiores processadoras de carne de frango do mundo.

Na primeira visita que fez ao Brasil, na Copa do Mundo, seus comentários sobre brigadeiro e quindim também pegaram mal nas redes sociais. Na ocasião, ele classificou os doces que são sucesso entre os brasileiros de ?bando de porcaria?.