Esportes

Comitê pede desculpas por filas e aponta falha de integração

fila.jpgRIO – No primeiro dia de competições depois da abertura oficial do Rio-2016, as longas filas nos locais de competição chamaram mais atenção do que as disputas. Após problemas no Parque Olímpico e na Arena Copacabana, o Comitê Organizador Rio-2016 pediu desculpas ao público e explicou que as falhas estão sendo causadas por falta de integração entre as diferentes entidades envolvidas na organização.

? Pedimos desculpas, sabemos que o público está enfrentando longas filas. Já informamos as autoridades e não queremos que ninguém perca nada por causa de fila. Estamos mobilizando nosso pessoal para nas próximas horas resolver tudo ? prometeu o diretor de Comunicação do Rio-2016, Mario Andrada, na coletiva conjunta entre o comitê e o COI neste sábado.

Ele explicou os motivos para as filas:

? O problema principal foi organização de sistemas. Temos agentes da Força Nacional, do Exército e nossos (Rio-2016). Cada grupo tem diferentes processos, e diferentes pessoas a quem se reportar. O problema foi de integração, estamos trabalhando para resolver isso logo. Reiteramos as desculpas ao público.

No Parque Olímpico, na Barra, milhares de pessoas ficaram aglomeradas antes da partida de handebol feminino entre Brasil e Noruega. Quando o jogo começou, por volta das 9h30m, houve muita correria e algumas pessoas chegaram a pular as grades para furar fila.
Pelo menos três pontos de revista não estavam funcionando e o tempo de espera para passar pelo setor de checagem passou de uma hora.

? É um absurdo. Um desrespeito. No mínimo deveriam devolver o ingresso ? disse a massoterapeuta Célia Koeroch, que veio de Florianópolis.

Às 9h28m, um segundo portão de acesso à arena havia sido aberto. Uma voluntária do Rio-2016 alegou que o portão não foi aberto anteriormente por determinação da Força Nacional. Alguns voluntários discutiam com o público. Só as 9h42m, as equipes decidiram dividir as filas entre pessoas com e sem bolsa.

? O handebol é na Arena do Futuro, mas com essa bagunça está mais para Arena da Vergonha ? disse um espectador.

O público do judô também entrou no parque com pelo menos cinco minutos de atraso. O problema atingiu ainda os espectadores da esgrima. Muitos entraram na arena às 10h20m, quando a sessão começou às 9h.

Na Arena Copacabana, a fila chegou a 1 quilômetro. Com o atraso, alguns torcedores perderam o início da partida de estreia do vôlei de praia, na Arena Copacabana, em Copacabana, entre os italianos Carambula/Ranghieri e os austríacos Doppler/Horst.

Em Deodoro, o primeiro dia de competições apresentou falhas na segurança logo cedo. Neste sábado, na chegada ao Centro Olímpico de Tiro, em Deodoro, na Zona Oeste do Rio, um ônibus com jornalistas entrou na instalação sem ser revistado.