Esportes

Bélgica leva o ouro na prova masculina do ciclismo de estrada

Nenhum dos favoritos mais badalados está no pódio do ciclismo de estrada masculino da Olimpíada do Rio. Ao fim de mais de seis horas de prova e de um percurso duro de 237,5 km, o belga Greg Van Avermaet se tornou o novo campeão olímpico. A medalha de prata ficou com Jakob Fuglsang, da Dinamarca, e o bronze com Rafal Majka, da Polônia.

Avermaet arrancou nos instantes finais, já na Praia de Ipanema, a 4 km da chegada, na altura da Rua Francisco Sá, em Copacabana. Ali quem liderava era o polonês Majka, ultrapassado também por Fugslang.

O sprint final foi emocionante, a partir da reta da Rua Francisco Otaviano, que separa o Arpoador do Forte de Copacabana. Avermaet e Fugslang cruzaram a linha de chegada no mesmo tempo: 6h10m05s. A vantagem do ciclista da Bélgica foi de menos de uma roda.

Bicampeão do Giro D’Italia, o italiano Vincenzo Nibali foi tragado pelas curvas fechadas da Estrada do Joá, na Floresta da Tijuca. Ele disputava a liderança com Sérgio Henao, da Colômbia, quando ambos caíram, num trecho de descida veloz e muito técnica, e ficaram fora da disputa.

Chris Froome, tricampeão do Tour de France, outro superfavorito, teve problemas durante a prova. Richie Porte, da Austrália, outro destaque do circuito mundial de estrada, sofreu uma queda feia, também numa curva do Joá, e ficou fora.