RIO – Se a situação da seleção de vôlei masculino no torneio olímpico é dramática, no feminino, o Brasil voa em céu de brigadeiro. Na partida que decidiria a liderança do grupo A, as brasileiras venceram a Rússia, que ainda não havia perdido na competição, por três sets a zero (parciais de 25/23, 25/21 e 25/21), no Maracanãzinho, na noite deste domingo. Com o resultado, elas seguem sem perder um set sequer, em busca do tricampeonato da modalidade, feito só alcançado por Cuba em Barcelona-1992, Atlanta-1996 e SIdney-2000.
APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu
Depois de um primero set equilibrado, o Brasil encontrou maior facilidade na segunda etapa, quando acertou o bloqueio e a recepção e abriu vantagem a partir dos 15 pontos. Com receio de que a equipe perdesse a concentração, o técnico José Roberto Guimarães pediu tempo quando o Brasil vencia por 24 a 21, mas o período foi decidido logo no lance seguinte, com um bloqueio.
O Brasil mostrou nervosismo no terceiro set e, depois de abrir 2 a 0, permitiu que as russas virassem para 5 a 2, mas encontraram forças para retomar a vantagem e fazer 9 a 8 com a levantadora Dani Lins, e chegou a abrir vantagem de oito pontos, com 20 a 12, com saques de Sheila que quebravam a recepção das adversárias. As russas esboçaram uma reação e o treinador pediu desafio no último ponto brasileiro, mas a análise beneficiou a equipe da casa.
O Brasil enfrentará a China nas quartas de final. A partida acontece na terça-feira, às 10h, no Maracanãzinho. O outro confronto já definido é Japão e Estados Unidos, que se enfrentam no mesmo dia e local, às 22h15m.