Cotidiano

Procurador pede que Forças Armadas fiquem no Rio depois dos Jogos

201607090902525983.jpgRIO – A Procuradoria Regional Eleitoral do Rio solicitou ao procurador Rodrigo Janot, procurador-geral da República, para que interceda junto ao Ministério da Defesa para manter os militares das Forças Armadas no estado depois dos Jogos Olímpicos. O pedido foi feito pelo procurador regional eleitoral Sidney Madruga, coordenador da Procuradoria Regional Eleitoral do estado. Sidney explicou que a solicitação leva em conta a suspeita de que dez pré-candidatos na Baixada Fluminense foram mortos nos últimos meses e da crescente influência de milícias em comunidades do estado.

? Precisamos garantir segurança e uma eleição limpa no estado. Então enviamos uma solicitação ao procurador-geral pedindo a permanência das Forças Armadas no estado até o fim das eleições ? afirmou o procurador Sidney Madruga. Links_segurança-jogos

A Procuradoria Regional Eleitoral também requereu à Superintendência Regional da Polícia Federal no estado, que instaure inquérito para apurar os casos de homicídio contra dez pré-candidatos no estado do Rio de Janeiro. Isso porque, se confirmadas as suspeitas de que os assassinatos têm ligação com crimes eleitorais, passaria a ser da PF a atribuição para conduzir as investigações.

? Sabemos que há uma investigação da Polícia Civil nos casos suspeitos. O que estou determinando é que a PF também instaure inquérito para verificar se os crimes tiveram cunho eleitoral. Se isso ficar comprovado, é uma atribuição da Polícia Federal investigar ? disse Sidney.

No documento enviado à PGR, o procurador regional eleitoral Sidney Madruga destacou a situação de calamidade pública decretada pelo Governo do Rio de Janeiro e sua consequência na política de segurança pública. Cita ainda que, segundo levantamento feito pela Assembleia Legislativa, as milícias ocupam um total 170 regiões em todo o Estado.

? O aumento dos índices de criminalidade tem gerado um clima de extrema insegurança e temor na população fluminense. Estou falando isso com conhecimento de causa, já que não fico preso no gabinete. Ando pelas ruas, pego Metrô. Existe um temor na população ? assegurou o procurador.

LEIA MAIS:

Eduardo Paes afirma que segurança não será problema na Olimpíada

Beltrame: informação sobre plano de resgate no hospital chegou incompleta

Imprensa internacional repercute resgate de traficante no Souza Aguiar

Memória: outros resgates de traficantes que já aconteceram no Rio