
Filho de imigrantes russos judeus, ele era chamado de Solomon Krakovsky até adotar o nome artístico americanizado. Nascido na cidade de Seattle em 1922, Hill serviu na marinha durante quatro anos (1940-1944) antes de se dedicar à atuação.
Seu primeiro trabalho importante foi ?A mulher sem nome?, com Hedy Lamarr, em 1950. Mas o sucesso de Hill viria mesmo nas telinhas de televisão: em 1967 ele foi escalado para o papel principal da série ?Missão: Impossível?. Entretanto, o destaque foi fugaz, já que o ator, judeu ortodoxo, teve problemas com a produção por não poder filmar às sextas-feiras depois das 16h. Na temporada seguinte, o protagonista passou a ser Jim Phelps, papel do ator Peter Graves.
Martin Landau, que participou das duas primeiras temporadas de ?Missão: Impossível?, chegou a dizer que, quando começou a atuar, havia dois grandes nomes em Nova York, Marlon Brando e Steven Hill.
Durante os anos 1960, conhecidos como ?a era de ouro? dos dramas ao vivo na televisão norte-americana, o ator participou de montagens como ?O julgamento de Sacco e Vanzetti?, no papel de um dos italianos condenados injustamente à cadeira elétrica no começo do século XX. Ele ainda participou de outras séries clássicas, como ?Os intocáveis? e ?The Alfred Hitchcock hour?.