WASHINGTON – A Casa Branca divulgou, na noite desta terça-feira, pontos que Trump citou em seu discurso ao Congresso e que seriam uma espécie de “herança maldita” do governo de Barack Obama e das administrações anteriores. O texto trata justamente da economia, considerado um dos pontos fortes do governo de Obama, que recuperou o país da pior crise desde a depressão de 1929. TRUMP CONGRESSO
Segundo a nota da Casa Branca, quase 13 milhões de pessoas deixaram o mercado de trabalho nos oito anos do governo Obama. Por sua vez, o governo democrata comemora a criação de mais de 11 milhões de empregos e a redução da taxa de desemprego de 8,4% para 4,8%, o que é considerado próximo do pleno emprego nos EUA.
Apesar de crescer em ritmo de quase 3% ao ano, o documento da Casa Branca diz que o país está com um economia “estagnada” e que quase um em cada quatro americanos não conseguem emprego em seus primeiros anos profissionais.
“Os Estados Unidos perderam cerca de 60 mil fábricas desde que a China aderiu à Organização Mundial do Comércio e perderam mais de um quarto de seus empregos na indústria desde que o NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte, que reúne EUA, México e Canadá) foi aprovado.
O documento afirma ainda que o déficit comercial dos EUA no ano passado foi de US$ 800 bilhões e que o país possui aa terceira maior taxa de imposto corporativo do mundo.
“A estrutura dos acordos comerciais do país custou milhões de empregos americanos”, diz o documento.