Cotidiano

CEO do Uber bate boca com motorista sobre preços cobrados pelo serviço

RIO – O CEO do Uber, Travis Kalanick, foi filmado batendo boca com um motorista do aplicativo. Gavado por uma câmera dentro do carro, o vídeo mostra uma acalaroada discussão em torno das tarifas cobradas pelo serviço.

Na opinião do condutor, a empresa exige cada vez mais do motorista e, ao mesmo tempo, continua reduzindo os preços cobrados do consumidor. O empresário de 40 anos, então, responde de maneira irritada, com palavrões, e bate a porta do automóvel para ir embora.

Entregues pelo próprio motorista à “Bloomberg”, as imagens tiveram repercussão internacional depois de divulgadas, nesta terça-feira. Kalanick se viu obrigado a enviar um e-mail para toda a equipe do Uber pedindo desculpas pelo seu comportamento, dizendo até mesmo que ele “precisa crescer”.

O vídeo mostra o CEO entre duas amigas no banco de trás de um Uber Black. No começo, os três conversam entre eles, mas, ao final da corrida, o motorista aborda o empresário, dando início a uma conversa sobre a estratégia da empresa. Com toda calma do mundo, o condutor diz que o Uber está exigindo demais de seus motoristas e cobrando cada vez menos do consumidor.

“Você estão elevando os padrões e reduzindo os preços”, diz o motorista, sem se alterar. “Vocês tinham o modelo de negócio nas mãos. Poderiam ter os preços que quisessem, mas escolheram dar carona para todo mundo”.

No começo, Kalanick responde com calma, argumentando que a redução de preços foi necessária para a empresa se manter no mercado, vencendo a forte concorrência. Mas o motorista não dá muita atenção às justificativas e continua criticando a estratégia do Uber: “As pessoas não confiam mais em vocês. Eu perdi US$ 97 mil por causa de vocês. Estou falido por causa de vocês”.

A discussão continua por mais alguns segundos, até que o empresário perde a paciência: “Quer saber? Algumas pessoas não gostam de assumir responsabilidade pelas próprias merdas. Elas culpam outras pessoas por tudo em suas vidas. Boa Sorte”. O condutor, então, responde com um “Boa sorte para você também, mas sei que não vai longe”.

Já na noite desta terça, o CEO enviou um e-mail aos funcionários da empresa. “Dizer que estou envergonhado é pouco. Meu trabalho como líder é liderar e isso começa com um comportamento que deixe a todos orgulhosos. Não foi o que fiz”, escreveu ele. “As críticas que recebemos é um lembrete de que eu devo mudar como lider e crescer. Esta é a primeira vez que admito que preciso de ajuda para liderar e pretendo conseguir”.