Cotidiano

Deputadas querem que Secretaria das Mulheres passe a ser ligada à Presidência

BRASÍLIA – Um grupo de deputadas esteve nesta semana com o presidente Michel Temer, representando a bancada feminina da Câmara, para pedir que a Secretaria das Mulheres passe a ser ligada à Presidência da República. A deputada Soraya Santos (PMDB-RJ) conta que a sugestão foi que a Secretaria das Mulheres seja vinculada à Secretaria de Governo, que funciona no Palácio do Planalto, no andar acima do andar do presidente. A Secretaria de Juventude já é ligada à Secretaria de Governo. Para ela, a secretaria ficaria “mais confortável” na Presidência, pois as temáticas femininas são “transversais”, passando por áreas como saúde e segurança.

Na gestão da Presidente Dima Rousseff, a Secretaria de Políticas para as Mulheres tinha status de Ministério. Em outubro de 2015, no entanto, ela deixou de ser um ministério e passou a ser vinculada ao Ministério da Justiça. E na semana passada, com a recriação do Ministério dos Direitos Humanos, a Secretaria das Mulheres passou a ser vinculada a essa nova pasta.

Segundo Soraya, Temer ficou de estudar a possibilidade de trazer a Secretaria das Mulheres para a Presidência. Outro pedido feito pelas deputadas foi para que o presidente ajude no engajamento da base aliada para aprovar a criação de um fundo de combate à violência contra a mulher. O projeto já foi aprovado pelo Senado, mas está parado na Câmara desde 2013. Além de se comprometer a ajudar na aprovação, Temer teria prometido aplicar recursos do governo federal no fundo, que também receberia doações de empresas mediante isenções fiscais.

? O presidente está engajado. Acho que vamos conseguir aprovar essa matéria por unanimidade na semana que vem. A gente não quer que a questão da mulher só seja abordada no mês de março. Isso é inadmissível. O combate à violência da mulher, por exemplo, é diário ? disse.