Mais WELLINGTON – Mais de 300 baleias retornaram ao mar na Nova Zelândia, depois de ficarem presas em uma península rasa. Dois incidentes separados em Farewell Spit levaram cerca de 650 animais a ficarem encalhados nos últimos dias.
O primeiro episódio, na última quinta-feira, foi o maior encalhe de baleias no continente na história da Nova Zelândia, com cerca de 400 ficando presas. Desde então, centenas de voluntários se reuniram na praia, ajudando salar as baleias-piloto devolvê-las ao oceano. O grupo teve êxito em cerca de 100 casos.
Outras 200 que ficaram encalhadas ontem foram capazes de retornar durante a noite sem a ajuda de voluntários. Cerca de 350 morreram e 20 foram sacrificadas.
O Departamento de Conservação está agora voltando sua atenção para a eliminação das baleias mortas. A praia foi fechada em função do risco de que os animais em decomposição possam explodir.
Profissionais usarão vários métodos para eliminar, incluindo deixá-los sob dunas de areia e na água.
Farewell Spit, situada 150 km a oeste da cidade turística de Nelson, é conhecida pela ocorrência de encalhes de baleias. Nos últimos dez anos, foram registrados ao menos nove casos.
Fenômenos anteriores com números maiores foram registrados em 1918, quando mil exemplares encalharam nas ilhas Chatham, e em 1985, quando 450 baleias encalharam em Auckland.
De acordo com analistas, não existe explicação científica clara para o comportamento, sendo a causa mais provável a geografia submarina do local.