“Desastre”, “humilhação” e “goleada histórica” são algumas das formas como a imprensa espanhola se referiu à partida do Barcelona na terça-feira. Ao contrário do usual, no entanto, as expressões não se tratavam de elogios a como os catalães subjugaram um adversário, e sim como a equipe foi dominada e derrotada por 4 a 0 pelo Paris Saint-Germain, nesta terça-feira, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões.
O resultado elástico obtido pelo PSG provocou choque na Espanha, especialmente na imprensa da Catalunha. O diário catalão “Sport” afirma em letras garrafais na capa desta quarta-feira que “isto não é o Barça”, e diz que apenas o brasileiro Neymar e o goleiro Ter Stegen se salvaram na humilhação em Paris.
Capa do diário Sport sobre Barcelona x PSG
Já o “Mundo Deportivo”, outro diário esportivo popular na Catalunha, chama a derrota de “desastre”. Na última vez em que se viu diante de desvantagem tão elástica em um mata-mata, em 2013, o Barcelona acabou humilhado pelo Bayern de Munique, que derrotou os catalães por 7 a 0 no placar agregado na semifinal da Liga dos Campeões em 2013, após ter vencido o jogo de ida por quatro gols de diferença.
Outros jornais da Espanha recorreram a imagens impactantes para tratar a derrota do Barcelona. O Sportyou definiu o time catalão como um “Titanic”, um gigante que parece naufragar cedo demais na Liga dos Campeões — a última vez que o Barça caiu nas oitavas de final da competição foi em 2007, contra o Liverpool.
Capa do Sportyou sobre Barcelona x PSG
Capa do Sphera Sports sobre Barcelona x PSG
Capa do Mundo Deportivo sobre Barcelona x PSG
Já a capa do “As”, diário esportivo sediado em Madri, destaca não apenas o placar da derrota, chamado de “desastre total”, mas também a fraca atuação de Messi na partida. O atacante argentino não disparou uma finalização na direção do gol do PSG, conforme cita o jornal, e foi desarmado em 18 oportunidades.