O prefeito Leonaldo Paranhos (PSC), anunciou nesta quinta-feira, 16, mais R$ 2 milhões de investimentos em saúde, recursos que serão para ampliação em 400 metros quadrados da Upa (unidade de pronto atendimento) da região norte de Cascavel. “Encontramos gargalos e surpresas desagradáveis que estão trazendo prejuízos e impedindo o bom desempenho da prefeitura. Queremos aumentar a velocidade porque os moradores de Cascavel não aguentam mais esperar. O meu tempo, o tempo que imagino para as coisas, não é o tempo que elas ocorrem, embora eu precise entender que existe um trâmite para tudo [numa referência a projetos, licitações, prazos legais]”, disse Paranhos.
Em uma primeira etapa, a unidade que estava bastante depredada, foi revitalizada. “Os ambientes foram reorganizados. Forma instalados 12 aparelhos de ar condicionado internos, dois na área de recepção. A Upa Brasília também recebeu pintura interna e externa, nova padronização visual e estandes que possibilitaram a instalação de duas salas climatizadas para maior comodidade dos pacientes, entre outras melhorias, um investimento de cerca de R$ 35 mil”, disse Paranhos.
Com a mudança os pacientes recebem o primeiro atendimento na recepção, passam por uma triagem, conforme a classificação de risco, fazem uma pré-consulta e ficam no aguardo da consulta médica. “As outras duas Upass também receberão melhorias, com a mesma concepção de humanização do atendimento na saúde”, completou Paranhos.