Esportes

Após polêmica, Fluminense divulga lista de sócios-futebol aptos a votar

O Fluminense divulgou em seu site oficial, nesta terça-feira, a lista de sócios-futebol que estão aptos a votar na eleição presidencial deste sábado no clube. A relação conta com 5.316 nomes, e sua divulgação um dia após candidatos a presidência contestarem a relação total de votantes no pleito tricolor.

Conforme revelado pelo blog Panorama Esportivo na segunda-feira, a lista total de votantes elaborada pelo clube e repassada aos candidatos, com cerca de 13 mil nomes, continha entradas que sequer correspondiam a sócios do clube, identificadas apenas como “Embaixadas” e cujo endereço era a própria sede do Fluminense.

Além disso, a lista tinha 167 sócios-futebol que não constavam na base de dados do Fluminense, e outros 280 com pelo menos três meses de inadimplência, algo que causaria sua exclusão do quadro de sócios, segundo as regras do clube.

O sócio-futebol corresponde a uma categoria do quadro associativo do clube, destinada a torcedores que procuram benefícios para compra de ingressos e acesso aos jogos do Fluminense, sem necessariamente usufruir da sede social. Esta é a primeira eleição tricolor em que os pouco mais de 5 mil sócios-futebol considerados aptos poderão participar.

Segundo o clube, a divulgação da lista de sócios-futebol aptos à eleição obedece a uma recomendação do Ministério Público. Para participar da eleição tricolor, além de estar em dia com as mensalidades, é necessário ter pelo menos 16 anos e, no caso do sócio-futebol, ter pelo menos dois anos de associação ininterrupta.

No dia da votação, é obrigatório apresentar documento com foto e número do CPF. Sócios que tiverem menos de três mensalidades em atraso poderão regularizar o pagamento no dia da eleição, caso desejem participar do pleito.