Saúde

Cascavel confirma mais 1.271 casos de dengue; Saúde abre portas no sábado

Saúde abre unidades para atendimento no sábado; na Educação, tarefas do fim de semana estão relacionados ao combate à dengue

Cascavel confirma mais 1.271 casos de dengue; Saúde abre portas no sábado

Cascavel – Os casos confirmados de dengue não param de subir em Cascavel, a exemplo do Paraná e do Brasil, e a Secretaria Municipal de Saúde divulgou, ontem (29), o boletim epidemiológico semanal que contabilizou mais 1.271 casos positivos da doença, além de outros 1.574 casos em investigação. Em epidemia, Cascavel conta agora com 2.779 casos confirmados e um óbito de uma jovem de 29 anos, moradora da Região Oeste, que desenvolveu a dengue grave.

Os dados foram repassados durante coletiva de imprensa que foi realizada logo após a reunião da Sala de Inteligência das Arboviroses. Segundo o relatório, os bairros com maiores números de casos são o Bairro Periolo (236 casos), Cataratas (233), Cascavel Velho (192), seguido pelo bairro Interlagos (153). A grande parte dos casos foi notificado pelas três Upas (Unidades de Pronto Atendimento) da cidade, que têm concentrado grande parte dos atendimentos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Miroslau Bailak, segundo dados apurados pela a equipe da Sesau, 93% dos pacientes com dengue tem febre e cefaleia (dores de cabeça) e 91% tem mialgia (dor muscular). Outro dado importante é que 54% deles têm náuseas e dor retro orbital (dor nos olhos) e 41% dores nas costas. Além disso, outros sintomas são bastante comuns como vomito, artralgia, artrite, exantema e petéquias (manchas vermelhas) na pele, entre outros.

Para atender aos moradores foi anunciada a abertura de três unidades de saúde neste sábado (2), que será o “Dia D” contra a doença. Estarão abertas as unidades do Morumbi, Cancelli e Parque São Paulo, das 8h às 13h, visando desafogar neste dia os atendimentos nas Upas. Nestes locais, terão dois médicos, além das equipes de enfermagem, recepção e alguns servidores.  Também no sábado vai ocorrer entrega de adesivos de carros, das 9h às 11h, e em paralelo, serão feitas vistorias e limpezas em imóveis. Algumas ações serão realizadas em parceria com a Secretaria de Educação para que alunos façam tarefas relacionadas à dengue durante o fim de semana com a ajuda dos pais.

Conforme Bailak, na próxima semana será novamente avaliado os impactos sobre as Upas, para ser decidido e se a medida será novamente adotada no próximo fim de semana, nos dias 9 e 10 de março. No entanto, ele reforçou que a população deve, prioritariamente, procurar uma unidade de saúde próximo à sua residência, visto que todas as 47 unidades estão aptas a atender pacientes e indicar o tratamento médico.

Decreto

Miroslau Bailak lembrou que com o decreto municipal de emergência permite que o Poder Público entre em imóveis privados. “O Poder Público pode adentrar aos locais privados para fazer ações. Um exemplo é que o decreto permite que a Prefeitura contrate um trator externo, um exemplo que eu estou dando; um trator que ele possa entrar lá, recolher o lixo, pagar esse trator, pagar o combustível desse trator, pagar a despesa que vai ter e ser cobrado do cidadão”, detalhou.

Caso ocorra este tipo de situação, os gastos serão lançados pelo Município para o setor da Dívida Ativa do contribuinte. Além disso, foi solicitada a vinda do carro do fumacê e a Sesau aguarda a manifestação do Governo do Estado. Além disso, os carros de som continuarão percorrendo os bairros com maiores índices da doença para conscientização. Entre as medidas que devem ser adotadas está o armazenamento, até a coleta, de todo resíduo sólido – lixo; cuidado com calhas, sacadas e caixas d’água, entretanto, devido às chuvas de verão, comuns nessa época do ano, deve-se redobrar os cuidados com objetos que possam acumular água.

Caçambas

Outra ação que já inicia nesta sexta-feira (1º) é a colocação de caçambas em bairros da Região Sul (Veredas, Turisparque e Faculdade). A ideia é continuar com esta ação de instalação de caçambas em pontos estratégicos da cidade, nos bairros com os maiores índices de infestação do mosquito, como forma de tirar de circulação os pequenos volumosos que acumulam água e podem se tornar criadouros do mosquito.

As caçambas ficam nos locais até o próximo dia 6 e durante este período os agentes de endemias também estarão realizando vistorias. De acordo com o balanço da Sesau, já foram recolhidas mais de 30 toneladas de entulhos, com a atividade que já teve três etapa e passou por 10 bairros: Santa Cruz, Esmeralda, Periollo, Cataratas, Colméia, 14 de Novembro, Cascavel Velho, Morumbi, Interlagos e Floresta.

A Sesau reforçou que devem ser colocadas nas caçambas itens de pequeno volume que são considerados vilões no combate à dengue, como baldes, pequenos potes, latões, vasos e lixo de pequeno volume. Já os volumosos também são recolhidos, mas deve ser agendada a coleta, por meio dos 3902-1392 e 3902-1383 ou pelo whats 99146-1501. O cidadão precisa informar o nome completo, CPF, telefone, endereço e enviar foto legível dos resíduos.

No Paraná, são 58.567 casos confirmados e 23 óbitos no período sazonal 2023/2024.

Foto: Secom