O trabalho remoto tornou-se uma tendência de grande crescimento nos últimos 3 anos. As circunstâncias globais obrigaram o desenvolvimento dessa modalidade, que agora faz parte da estrutura interna de muitas empresas em nível internacional. No Brasil, cerca de 7,4 milhões de pessoas estão envolvidas no trabalho remoto. O avanço da tecnologia tem possibilitado essa modalidade, contribuindo com recursos significativos para garantir a produtividade e a flexibilidade desejadas por muitos trabalhadores. Vamos examinar alguns exemplos de ferramentas tecnológicas que estão facilitando esse estilo de trabalho.
Aplicativos para trabalhar on-line
Existem várias ferramentas on-line que permitiram o trabalho em equipe sem a necessidade de compartilhar espaço físico na última década. Recentemente, todos esses recursos têm sido de grande utilidade para realizar o trabalho remoto. Alguns deles servem para criar ambientes digitais em que se pode contribuir e gerenciar projetos empresariais específicos; é o caso de aplicativos como Trello ou Asana, conhecidos como aplicativos de produtividade. Porém, de todas as ferramentas disponíveis para trabalhar em equipe e compartilhar conteúdo, provavelmente a mais, utilizada é o Google Docs.
A empresa americana, uma das mais importantes do mundo, também contribuiu com um dos recursos mais valorizados para o trabalho remoto: o Google Meet, que permite realizar vídeo chamadas e reuniões à distância. Esse é um campo em que enfrenta uma competição significativa, já que Zoom, o Teams (da Microsoft) e Skype são alternativas amplamente utilizadas. Caso a comunicação não exija vídeo, aplicativos de mensagens como o Slack se tornaram populares para manter um contato constante entre profissionais.
A ascensão da Inteligência Artificial
Sem dúvida, a IA tem sido um dos grandes avanços dos últimos anos. Essa tecnologia oferece uma grande variedade de possibilidades, e o Brasil está muito ciente disso; de fato, juntamente com o México, concentra 95% das patentes relacionadas a essa ferramenta na região. Também é um dos países mais preocupados com sua regulamentação.
Atualmente, está sendo implantada em muitas áreas do ambiente on-line: líderes em software corporativo, como a filial brasileira da SAP, declararam que sua incorporação aos produtos é uma prioridade para 2024; também vemos sua potencialização na tecnologia de caça-níqueis das principais empresas de cassino digital. E é um dos principais responsáveis pela progressiva personalização dos resultados dos mecanismos de busca.
No trabalho remoto, a IA facilita o planejamento de projetos em equipe. Também automatiza tarefas, aumentando a produtividade dos trabalhadores e permitindo que se concentrem em tarefas de maior valor agregado. Para grandes equipes de trabalho, ela colabora analisando grandes quantidades de dados. E não podemos esquecer sua função em termos de segurança, prevenindo ataques e verificando a identidade digital para evitar falsificações; algo crucial para profissionais que trabalham on-line a distância.
5G e a conectividade
O rollout do 5G continua no Brasil e já se tornou uma das redes mais rápidas do mundo, superando vários países europeus e os Estados Unidos. É evidente que o aumento da velocidade em relação ao 4G (cerca de 10 vezes mais rápido) é muito benéfico; mas a estabilidade da conexão e a conectividade são vantagens que podem contribuir significativamente para o trabalho remoto. Especialmente para videochamadas e downloads de conteúdo na nuvem, melhorando o trabalho em equipe. O maior nível de criptografia também permite trocas de dados mais seguras.
A acessibilidade permite que os trabalhadores remotos se conectem de muitos mais lugares quando não têm acesso ao Wi-Fi; isso proporciona uma maior flexibilidade na organização do trabalho sem perder produtividade. Além disso, a possibilidade de conectar mais dispositivos facilita a incorporação de novos recursos, como a realidade virtual, que permitirá criar novos ambientes de trabalho, mais realistas e inovadores, para interação da equipe, outros profissionais e clientes.
Em suma, 2024 trará inovações tecnológicas muito interessantes para o trabalho remoto que está se tornando cada vez mais comum no Brasil. A infraestrutura técnica do país, com uma potente rede 5G e a implantação progressiva da Inteligência Artificial, é uma vantagem competitiva para esse mundo econômico e empresarial de natureza global.