Automóveis

Estradas: Evite problemas e riscos desnecessários durante as férias

Car parked on road and Small passenger car seat on the road used for daily trips
Car parked on road and Small passenger car seat on the road used for daily trips

 

Com o período de férias, a vontade de colocar o pé na estrada e curtir o descanso é alto. Mas antes de arrumar as malas, que tal conferir se está tudo certo com o seu carro? Existem atitudes que diminuem – e muito – o risco de acidentes nas rodovias e, por esse motivo, a LeasePlan/ALD Automotive, líder global em mobilidade sustentável que oferece serviços de locação, separou algumas dicas.

O primeiro passo é conferir alguns itens mecânicos no carro, como o óleo, água, calibragem de pneus, freios, limpadores de para-brisa e os faróis. Não deixe também de conferir a previsão do tempo, pois a chuva, granizo, neblina e outras mudanças climáticas podem mudar totalmente a condução do motorista.

Falando de planejamento, tente escolher melhor o horário de partida. Afinal, férias de verão é sinônimo de estrada cheia. Ao sair mais cedo, você consegue evitar as imensas filas que permanecem durante horas entre os pedágios instalados nas rodovias do país.

E não é apenas o veículo que precisa estar preparado para seguir viagem: o motorista precisa estar bem antes de segurar o volante. Então, que tal descansar no dia anterior? Parece algo leviano, mas a concentração é fundamental para a atenção plena do motorista. Segundo a Academia Brasileira de Neurologia (ABN), o sono pode ser considerado tão perigoso quanto o álcool durante a condução do veículo. Conforme um levantamento feito pela ABN, que entrevistou 495 motoristas, 75% afirmaram que dormem menos do que acham necessário. A entidade calcula que 20% dos acidentes de trânsito registrados no Brasil tenham sido causados por conta do sono e cansaço. Quando o motorista cochila no volante, ele tende a manter o pé no acelerador, deixando a velocidade em um nível estável ou acelerada, podendo até mesmo aumentar a gravidade das colisões. Além do sono e do álcool, o uso de medicamentos também pode provocar um acidente fatal.

Por isso, quanto mais atenção na direção, melhor.

 

Crédito: Divulgação