Opinião

Os embriões descartados

Amparar
Amparar

“Em um processo no qual vários óvulos são fecundados e uns são escolhidos e os demais têm de morrer, todos pertencem por igual” (Bert Hellinger)

Os fetos e embriões pertencem ao sistema familiar do mesmo modo que todos os demais. É fundamental que os pais tomem os embriões da fertilidade assistida como filhos, cada um deles, quer estejam mortos ou congelados.

A Constelação Familiar mostra que os filhos vivos são muito sensíveis aos que não nasceram. Alguns sentem que não podem viver porque seus irmãos estão mortos e congelados. Outras vezes querem matar as pessoas que impediram seus irmãos de viver. Têm uma agressividade interna imensa. Outros têm medo destes irmãos e os querem matar.

O que descrevi acima são alguns sintomas que costumam apresentar pessoas cujos pais tiveram filhos a partir de fertilização artificial. A pessoa que apresenta esses sintomas não tem consciência do que está acontecendo com ela.

Enquanto os pais não tomarem todos os irmãos – os vivos, os embriões mortos e os embriões congelados -, os filhos vivos não se sentem com permissão para viver. Os pais precisam dizer interiormente aos filhos vivos: “você tem permissão para viver”.

Através da Constelação Familiar se mostra que os embriões mortos e os congelados precisam muito deste reconhecimento da família à qual pertencem. São forças de vida imensa e alguns não aceitam não poder seguir o impulso da vida.

Em uma Constelação na qual a mãe, o pai e os embriões forem representados, a mãe costuma olhar para cada um dos embriões e dizer a cada um deles: “Agora tomo você como um dos meus filhos. Todos podem descansar em meu coração. Obrigado por serem nossos filhos”. Depois diz aos embriões que foram descartados: “Obrigada por morrerem em nosso lugar”.

Se você fez fertilização in vitro, ainda que não tenha tido êxito, é muito importante que olhe através de uma constelação familiar para esta situação. Se desejar fazer isso conosco, ficaremos honrados. Nosso contato está logo abaixo. Estamos disponíveis para você!

——————

JOSÉ LUIZ AMES E ROSANA MARCELINO são consteladores familiares e terapeutas sistêmicos e conduzem a Amparar

Whatsapp: https://bit.ly/2FzW58R

Siga no Instagram ⬇️

https://instagram.com/amparar.terapias?igshid=ZDdkNTZiNTM=

Siga no YouTube⬇️

https://youtube.com/@amparar.terapias

Siga no Facebook⬇️

https://www.facebook.com/ampararterapias?mibextid=ZbWKwL