Esportes

Muggiati é campeão e garante orçamento para a Stock Car

Zezinho Muggiati realiza sonho com título e vaga na Stock Car em 2024

Muggiati é campeão e garante orçamento para a Stock Car

Chegou a hora e a vez de Zezinho Muggiati. Depois de uma corrida com nuances dramáticas, o paranaense consolidou uma campanha maiúscula ao longo da temporada 2023 e conquistou, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, o título de campeão da Stock Series. O feito também concedeu ao competidor da W2 Racing ProGP — que se sagrou campeã por equipes — o maior prêmio da história do automobilismo brasileiro: o equivalente a R$ 2,5 milhões, que serão destinados para bancar o orçamento da temporada de estreia do novo campeão na Stock Car Pro Series em 2024.

O título foi confirmado depois de uma corrida empolgante e outra angustiante para o campeão em Interlagos. Na primeira delas, o vencedor foi o “rookie” Enzo Bedani, no seu melhor fim de semana na categoria. O jovem de 15 anos deixou o pole Muggiati para trás e partiu para seu primeiro triunfo na Stock Series. Os dois protagonistas do campeonato travaram incrível duelo na volta final, e Gabriel Robe (Garra Racing Team) se destacou ao superar Zezinho para terminar em segundo e deixar o paranaense em terceiro.

Muggiati tratou de evitar qualquer risco, tanto que largou dos boxes por decisão estratégica na Corrida 2. O piloto precisava completar 75% da prova para terminar como campeão. Entretanto, Zezinho sofreu com problemas no carro e optou por poupar equipamento para conquistar a taça, o que acabou dando certo no fim ao cruzar a linha de chegada na nona posição e realizar o sonho de vencer o campeonato e subir para a Stock Car em 2024.

Classificação final após seis etapas

1º) Zezinho Muggiati, com 87 pontos

2º) Gabriel Robe, 374

3º) Arthur Gama, 306

4º)- Felipe Barrichello Bartz, 274

5º) Mathias de Valle, com 262 pontos

Zezinho Muggiati

Data de nascimento: 09/05/2003 (20 anos)

Naturalidade: Curitiba (PR)

Carreira na Stock Series

Campeão em 2023

Corridas: 18

Vitórias: 11

Poles: 8

Pódios: 34

Voltas mais rápidas: 9

Trajetória na temporada

Vitórias: 7

Poles: 4

Pódios: 13

Voltas mais rápidas: 7

Títulos do Paraná

1995 – Ariel Barranco

2004 – Diogo Pachenki

2010 – Diogo Pachenki

2023 – Zezinho Muggiati

Crédito: Vanderley Soares