O calçadão de Cascavel é um dois locais na cidade que mais representa o clima natalino. Além da tão aguardada casa do Papai Noel, muitos enfeites foram instalados e grandes árvores com luzes. Toda essa decoração foi fiscalizada pela equipe do Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) do Paraná na manhã desta terça-feira (12).
O foco principal da ação é conferir a documentação das empresas que são contratadas para prestar serviços ao município e assegurar que elas contem com um profissional capacitado para a montagem de estruturas metálicas e instalações elétricas.
“Esse é um momento muito importante, para verificarmos se a documentação está correta e dessa forma a gente consegue trazer uma tranquilidade maior para a população que irá conhecer esses ambientes, sabendo se as instalações contaram com um engenheiro responsável e habilitado pelo Conselho”, afirma a engenheira elétrica Luana Veber.
Como forma de também colaborar com a segurança de quem visita esses espaços, que ficam bastante movimentados neste fim de ano, agentes de fiscalização do Crea-PR também aproveitaram para analisar alguns enfeites em frente à Catedral, apesar dessa não ser uma atividade obrigatória pela fiscalização.
Embora aparentemente não tenham sido encontradas irregularidades nos trabalhos prestados para a decoração de Cascavel, a população que passear pelo Centro da cidade precisa ficar atenta a alguns cuidados durante a visitação nos enfeites, principalmente com relação às crianças.
“Não se deve encostar nessas estruturas e inclusive foram instaladas placas que alertam para o risco de choque elétrico. O espaço deve ser aproveitado para um passeio, para tirar fotos, mas o contato nas estruturas deve ser evitado”, orienta Luana.
Com relação às duas empresas que prestaram os serviços para a decoração natalina, ambas contam com responsável técnico, mas falta a entrega de duas documentações para o relatório do Crea-PR. Isso, no entanto, não compromete as estruturas montadas.
“As empresas foram notificadas e têm um prazo para apresentar a documentação solicitada. Quando isso ocorrer, o processo por parte do Crea-PR é finalizado. Caso isso não ocorra, estarão sujeitas a sanções e até mesmo multa”, esclarece o facilitador de fiscalização do Crea-PR, Christian Massago.
Ele lembra ainda que durante a ação da equipe foi possível observar que as estruturas estão seguras e tranquiliza a população para que todos possam aproveitar esse clima natalino e visitar a decoração na cidade.
Fonte: Assessoria Crea-PR