Esportes

Sirtoli e Helte correm em casa na decisão do Turismo Nacional

Guilherme Sirtoli, residente em Cascavel, mas filiado à Federação Catarinense, poderá comemorar o título em “casa”

Guilherme Sirtoli, residente em Cascavel, mas filiado à Federação Catarinense, poderá comemorar o título em “casa”
Guilherme Sirtoli, residente em Cascavel, mas filiado à Federação Catarinense, poderá comemorar o título em “casa”

Cascavel recebe amanhã e domingo a 6ª e última etapa da temporada 2023 do Turismo Nacional. A categoria dos carros mais vendidos do Brasil vai coroar os campeões do ano no tradicional e desafiador circuito de 3.058 metros no Autódromo Internacional Zilmar Beux. Entre os 18 pilotos com chances de conquistar um dos três títulos em disputa estão dois “filhos da terra”: Guilherme Sirtoli e Junior Helte.

Nesta temporada, Guilherme Sirtoli, cascavelense de nascimento e residente na cidade, mas filiado a Federação Catarinense, conquistou duas vitórias na categoria A, além de duas poles e 11 presenças no top-5 na temporada. Desta forma, o competidor reúne possibilidades matemáticas de ser campeão da Turismo Nacional. O cascavelense tem ao todo 266 pontos, enquanto o líder na categoria A é o catarinense Juninho Berlanda, que marcou até agora 478 pontos.

Em razão da regra de pontuação dobrada na última etapa do campeonato, 256 pontos ainda estarão em jogo, o que ainda mantém Gui com chances de faturar o título em 2023. Assim como aconteceu na etapa anterior, realizada no Velopark (RS), Sirtoli correrá em dupla com o streamer e piloto Velho Vamp. Os dois compartilham o volante do Chevrolet Onix #99 da G3X Racing, capitaneada por Alexandre Borba, o Gaules.

Helte esperançoso

Oriundo de cidade-natal vizinha a Cascavel, Toledo, Junior Helte é mais um paranaense com possibilidades de ser campeão na Turismo Nacional em 2023. O piloto faz sua primeira temporada completa correndo pela classe B e marcou até agora 17 presenças no top-5 nas 30 corridas disputadas.

Também com 34 anos, assim como conterrâneo Gui Sirtoli, Helte corre pela equipe Porthack, sediada em São Bento do Sul (SC). O piloto somou até agora 293 pontos, enquanto o líder da tabela do campeonato é o catarinense Augusto Freitas, com 463.

Com 170 pontos a menos, Helte aposta no improvável e na pontuação dobrada em Cascavel para alcançar a virada e levar o Paraná novamente ao topo na Turismo Nacional. “Estou finalizando meu primeiro ano completo na categoria e espero fechar com bons resultados em Cascavel. A expectativa é grande em razão da pontuação valer dobrado, e em automobilismo já vimos muita coisa. Então, tudo pode acontecer”.

Foto: Divulgação