Saúde

Dezembro Vermelho: Cedip incentiva uso do preservativo e reforça ação contra Aids

Dezembro Vermelho: Cedip incentiva uso do preservativo e reforça ação contra Aids

O Dezembro Vermelho é a campanha que marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV/Aids e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. Durante todo o mês, o Cedip (Centro Especializado de Doenças Infecto-Parasitárias), reforça a importância de realizar o teste rápido para identificar HIV/Aids precocemente.

Conforme dados epidemiológicos do Cedip, em Cascavel foram notificados 36 casos de Aids neste ano, sendo 22 casos em homens e 14 em mulheres. Desde 2014, são 526 registros na cidade. Em relação ao HIV, foram 54 casos em 2023, sendo 33 no sexo masculino e 21 em mulheres. Desde 2014, já foram registrados 914 casos. Existe tratamento, mas não tem cura, e, além disso, muitas pessoas são portadoras do vírus e não sabem, pois nunca realizaram o exame de HIV, que é um exame especifico.

Especialmente durante dezembro, é importante que todos os espaços possibilitem discussão o sobre o assunto, especialmente buscando diminuir estigma e discriminação. Para isso, o Cedip disponibiliza horários para palestras, atendimentos de grupos e material educativo para a comunidade. Quem tem interesse em agendar uma palestra, basta entrar em contato pelo telefone (45) 3902-1722 ou whats 99147-6583.

O Cedip também tem a oferta gratuita de testes rápidos, sempre de segunda a quarta, das 7h às 12h, e nas quintas das 7 às 17h. A unidade de saúde mais próxima também pode realizar o teste rápido ou a coleta de sangue. No Cedip pode ser acessado também o autoteste de HIV, que a pessoa poderá realizar na sua casa, se preferir.

HIV x Aids

O HIV é um vírus descoberto e divulgado a pelo menos 38 anos, transmitido pelo contato com sangue, secreções, órgão sexual e leite materno. Ele entra no organismo por meio de contato sexual, de mãe para filho na gravidez, parto ou amamentação e ou por contato direto com sangue. O teste de HIV é simples e sigiloso, sendo que quando a pessoa se infecta com o vírus do HIV ela pode demorar até 5 anos para começar adoecer, no entanto, no exame os anticorpos do HIV já são identificados após 30 dias da infecção.

Já a Aids é a Síndrome da Imunodeficiência adquirida, é a consequência de um vírus não controlado, quando o vírus HIV destrói o sistema imunológico e nos deixa frágil para adquirir e desenvolver outras doenças.

Foto: AEN