Renato ou Pacheco?
Em entrevista ao radialista Valdomiro Cantini, da rádio Massa FM, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, disse que o grupo político já vem trabalhando com alguns possíveis nomes para sua sucessão na Prefeitura de Cascavel, no entanto, esse nome ainda não foi escolhido. Contudo, questionado entre o apoio ao vice-prefeito Renato Silva e o deputado estadual Marcio Pacheco, Paranhos disse que apoiaria o companheiro Renato Silva, por todo o contexto do grupo político e pleito de 2024.
Alécio candidato?
Paranhos também não descartou o nome de seu “fiel escudeiro” e presidente da Câmara de Cascavel, o vereador Alécio Espínola, para ser o sucessor ou até mesmo um possível candidato a vice-prefeito. Contudo, para que isso aconteça, Alécio vai precisar “limpar a barra” com os secretários e outras lideranças do grupo político.
E Gugu Bueno?
O prefeito Paranhos não mencionou o nome do deputado estadual Gugu Bueno como possível sucessor. Até então, Gugu era tido como o “candidato do governador” para Prefeitura de Cascavel em 2024. Será que Gugu é tido por Paranhos como “carta fora do baralho”. Pelo jeito, algumas arestas ainda precisam ser aparadas.
Refis Foz
A Câmara de Foz do Iguaçu aprovou o Refis 2023 (Programa de Recuperação Fiscal). Dentre as novidades, está a opção de parcelamento em até 180 vezes para dívidas tributárias com o Município, consideradas de alto valor, superiores a R$1,5 milhão. Para dívidas acumuladas até 31 de dezembro de 2022, o contribuinte terá a chance de quitar com 100% de desconto em multas e juros de mora até 22 de dezembro de 2023. Com a nova redação, agora são oferecidas seis opções de parcelamento para o pagamento das dívidas, com descontos proporcionais ao valor total.
Quadro Negro
O deputado federal Beto Richa (PSDB) disse ter estranhado a divulgação de uma denúncia do MPPR sobre um caso de corrupção ligado à Operação Quadro Negro. A operação investiga desvio de recursos destinados à construção e reforma de escolas da rede estadual de ensino. O parlamentar disse ter estranhado a veiculação da notícia no exato momento em que está sendo cogitada uma candidatura a prefeito de Curitiba.
Traiano x Freitas
O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSD), anunciou que vai protocolar uma representação disciplinar contra o deputado Renato Freitas (PT) por quebra do decoro parlamentar. Na semana passada, Freitas entrou em confronto verbal com manifestantes contrários à descriminalização do aborto em discussão no Supremo STF e acusou Traiano de cortar e censurar sua fala.
PL das offshores
O presidente interino da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira (Republicanos), adiou a votação do PL n° 4.173/2023, que versa sobre a taxação das offshores e mudanças sobre fundos de investimento. A decisão se deu depois de reunião com líderes partidários para discutir se pautaria ou não a proposta, que até então, deveria ser votada ontem (17). O deputado afirma que a intenção é cumprir acordo feito entre o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), e líderes em 4 de outubro.