Os jornais da Catalunha acordaram de mau humor nesta segunda-feira após o empate do Barcelona com o Bétis em 1 a 1, no domingo. Quando Alex Alegría já tinha aberto o placar para o Bétis, o árbitro Alejandro Hernández Hernández ignorou um gol legítimo dos catalães, em que a bola cruzou a linha após finalização do lateral Jordi Alba.
Apesar das reclamações dos jogadores do Barcelona, o árbitro não validou o gol dos catalães, que só empatariam no fim da partida, com Suárez. O jornal “Mundo Deportivo” deu voz, em sua manchete de capa, a uma reclamação proferida pelo atacante uruguaio sobre o lance polêmico no primeiro tempo.
“(A bola) Entrou um metro”, reclamou Suárez após a partida, em frase que virou capa do jornal. O diário catalão “Sport” foi ainda mais incisivo, e insinuou que o lance pode ter implicações no Campeonato Espanhol.
Capa Sport: ‘Fue gol y podría decidir una liga’
“Foi gol e poderia decidir uma Liga”, diz a manchete do “Sport”, que classifica o lance polêmico de “erro escandaloso” contra o Barcelona. O resultado contra o Bétis deixou o Barcelona na vice-liderança com 42 pontos, quatro a menos que o líder Real Madrid, que tem um jogo a menos.
Se a imprensa catalã não ficou nada satisfeita com o erro de arbitragem no fim de semana, o jornal esportivo “Marca”, baseado em Madri, aproveitou para provocar o Barcelona. Em sua capa, com destaque para a vitória do Real Madrid por 3 a 0 sobre a Real Sociedad, o “Marca” cita o “gol fantasma” de Alba antes de completar: “…e Barça fantasma”.