Automóveis

No Dia Mundial Sem Carro, frota sustentável é saída para não poluir

Electric car concept in green environment concept - 3d rendering
Electric car concept in green environment concept - 3d rendering

Você já deve saber que o motor de um veículo em funcionamento queima combustível e lança gases tóxicos na atmosfera. Além disso, outras micropartículas são geradas pelo desgaste de freios e dos pneus, o que contribui ainda mais para altas taxas de emissão de gases poluentes. E com uma frota de quase 60 milhões de automóveis registrados no país, mas com um total muito maior, passando de 100 milhões, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura, fica evidente o quanto o Brasil contribui para a poluição do ar.

Para reverter este cenário, empresas têm apostado na eletrificação das suas frotas para operações logísticas. Além disso, o dia 22 de setembro passou a ser reconhecido como o Dia Mundial Sem Carro, com o objetivo de conscientizar a população sobre as consequências do uso excessivo de automóveis, além de promover ações voltadas para a mobilidade e para o meio ambiente. Porém, muito além do que apenas um dia de conscientização, é necessário apostar em ações menos poluentes durante todo o ano. Afinal, o uso de veículos é indispensável em diversos momentos do nosso dia a dia.

O mercado automotivo, por exemplo, vem apresentando e apostando em algumas soluções, como os veículos elétricos e híbridos, e também carros à combustão mais modernos e com maior eficiência energética. Mas também é possível tornar a frota mais sustentável fazendo com que os veículos sejam menos poluentes com algumas ações básicas realizadas diariamente. Para isso, a LeasePlan | ALD Automotive, líder global em mobilidade sustentável que oferece serviços de locação, terceirização e gerenciamento de frotas, separou 7 dicas simples que vão reduzir as taxas de emissão de CO2 e outros gases tóxicos.

Dê preferência para o etanol

O etanol é extraído da cana-de-açúcar e é mais ecológico se comparado com a gasolina, que é derivada do petróleo. Ele reduz as emissões de CO2 e ainda traz outros benefícios, como a redução de custos da frota, já que é mais barato.

Abasteça em postos confiáveis

Sempre escolha postos de gasolina confiáveis para não ter problemas com combustível adulterado. Além de prejudicar o motor dos veículos, o combustível adulterado pode ter solventes químicos que vão ser lançados no meio ambiente.

Evite deixar o tanque na reserva

Converse com os condutores da frota e avise que deixar o tanque chegar na reserva prejudica o motor e aumenta a evaporação do combustível, tornando o veículo mais poluente.

Fuja de congestionamentos

Além de fazer com que você gaste mais combustível – e consequentemente, polua mais -, o tempo que o motor permanece ligado enquanto o carro está parado no trânsito também aumenta os níveis de emissão do veículo.

Evite frear ou acelerar bruscamente

Arrancadas ou freadas bruscas aumentam os gastos com combustível o que, como já dizemos nos tópicos anteriores, também faz com que o veículo lance mais gases na atmosfera.

Veículo em bom estado e com a manutenção em dia

Conservação polui menos! Por isso, é fundamental que os condutores da frota façam a manutenção regularmente. Uma das peças que sempre deve ser checada é o catalisador, que é responsável por converter os gases poluentes em resíduos menos tóxicos à saúde e à natureza

Avalie a emissão de poluentes da frota

Para isso, conte com ferramentas que elaboram relatórios com dados referentes à quantidade de CO2 gerado por ano pelos veículos da frota. Com esses números em mãos, é possível pensar em soluções para tornar a frota mais sustentável.

Foto: Divulgação