Cotidiano

Carlos Gomes: Chuva “atrapalha” a conclusão da sinalização de novas rotas na área central

Carlos Gomes: Chuva “atrapalha” a conclusão da sinalização de novas rotas na área central

Cascavel – As chuvas desta sexta-feira (8) atrapalharam a finalização da sinalização e instalação de semáforos na região central da cidade que estão sendo implantados nas rotas alternativas para organizar o fluxo de veículos que terão será desviado no fechamento das vias que acontecem a partir de segunda-feira (11) para o início de uma das maiores obras de intervenção viária da cidade, a nova Avenida Carlos Gomes.
A intenção da Transitar era terminar os trabalhos neste fim de semana, mas como a chuva chegou ontem (8) e a previsão é que continue neste sábado e domingo, os trabalhos foram interrompidos e voltarão a ser executados na próxima semana. De acordo com a presidente da Transitar, Simoni Soares, ficaram alguns pontos para apagar a sinalização antiga o que pode confundir ainda um pouco os motoristas e a divisão de vagas em alguns locais.
Segundo a presidente, falta terminar a sinalização da Rua Mato Grosso, já que conseguiram fazer até a Rua Dom Pedro II, que terá mão única até a Rua Jacarezinho, e a implantação de um semáforo na Rua Rio de Janeiro com a Rua Duque de Caxias e, por isso, os agentes de trânsito farão o controle em diversos pontos em horários de pico, até o semáforo começar a funcionar. Também falta instalar o semáforo da Rua Antonina com a Rua Riachuelo, por atraso da liberação da energia por parte da Copel, que está sobrecarregada devido aos temporais dos últimos dias.
Simoni Soares reforçou ainda que, mesmo que pare de chover, é necessário que o tempo esteja estável e o pavimento seco para executar as sinalizações. “Temos uma previsão de executar os serviços programados em mais uma semana. Além disso, algumas análises serão feitas e novas mudanças podem ocorrer dependendo do andamento do fluxo com o início das obras e os fechamentos necessários”, reforçou.

Novo binário
O primeiro dia útil (sexta-feira, 8) do novo binário na região central da cidade, das Ruas Afonso Pena a Riachuelo, acabaram confundindo alguns motoristas que ainda não se acostumaram com as mudanças. A recomendação é que quem circula rotineiramente pela região central, evite usar a Rua Souza Naves e utilize o novo binário, que terá sentido único da Rua da Bandeira até a Rua Pará.
A Rua Afonso Pena pode ser usada no sentido norte-sul e a Rua Riachuelo no sentido sul-norte. Os binários também contam com novos semáforos, que foram instalados nos cruzamentos das ruas: Mato Grosso com Afonso Pena, Mato Grosso com Riachuelo e Riachuelo com Antonina. “Recomendamos que os cascavelenses dirijam com a atenção redobrada e que procurem sempre as vias alternativas, mais rápidas e seguras e que oferecerão maior fluidez ao trânsito neste período de obras”, falou Simoni, lembrando ainda que as mudanças não são definitivas e podem sofrer alterações, conforme avaliação e também ao passo que a obra avance.
A população pode contribuir com encaminhamento de sugestões pela Ouvidoria, via mensagem de Whatsapp nos números (45) 99135-5207 ou (45) 99145-4080.

Travessa Cristo Rei será primeiro local interditado

Cascavel – As obras da nova Avenida Carlos Gomes têm prazo inicial de 15 meses para serem executadas, mas o certo é que vão mexer com o trânsito da cidade. O primeiro trecho a ser fechado a partir da segunda-feira (11) será a Travessa Cristo Rei, entre a Rua Paraná e a Avenida Brasil, e da Carlos Gomes entre a Avenida Brasil e a Rua Rio Grande do Sul. A orientação é que assim que o trecho for fechado, os motoristas utilizem outras vias, entre elas, a Rua Souza Naves.
Também serão totalmente fechadas durante esse início de obras a mão inglesa que dá acesso a Rua Duque de Caxias, a Avenida Barão do Cerro Azul entre a Rua Rio Grande do Sul e a Avenida Brasil e ainda a Rua Duque de Caxias da Avenida Carlos Gomes até a Rua Rio Grande do Sul. Quando esses trechos estiverem prontos, outros passam a ser fechados. A obra será executada pela a empresa cascavelense Petrocon pelo valor de R$ 51.144.674,40, com prazo de 15 meses.
Além da Carlos Gomes, a obra inclui a melhoria da Rua Alexandre de Gusmão, que será um binário com a Avenida Carlos Gomes e terá uma ciclovia, interligando com a Rua da Lapa e revitalização de um trecho da Rua Rio da Paz, local com intenso movimento de veículos próximo ao Terminal Sul.
Outra melhoria que será feita e que está prevista dentro do projeto é a melhoria da pavimentação próxima a região da rodoviária velha da cidade. Será feita a elevação da Travessa João Grando e da Rua Erechim, conhecida como mão inglesa, aonde será feito o pavimento em mesmo nível da calçada e colocado paver. A obra será paga com recursos que foram emprestados ao Município pelo Banco Fonplata por meio do PDU (Programa de Desenvolvimento Urbano).

Novo viaduto avança
Uma nova etapa de construção do novo viaduto de transposição sobre a BR-277, que ligará as ruas Alexandre de Gusmão e Emílio Bautitiz, foi realizada no feriado do 7 de setembro. Foram colocadas as últimas vigas que pesam 37 toneladas cada uma e mais 98 pré-lajes com 60 quilos cada. As obras iniciaram em abril e o prazo para a construção do novo viaduto é de 9 meses, com valor de investimento de cerca de R$ 4 milhões. A obras faz parte da revitalização da Avenida Carlos Gomes.
As alças de acesso da Avenida Carlos Gomes à BR-277 continuam bloqueadas para que a empresa possa executar os serviços, assim como continuam em operação as rotas alternativas que foram criadas desde então e sinalizadas para que os motoristas consigam trafegar na região. Duas rotas foram criadas em ambos os lados do viaduto, tanto para quem quer acessar a rodovia, quanto para quem quer acessar a avenida.