Automóveis

Kardian, a encarnação da nova estratégia global da Renault

Kardian, a encarnação da nova estratégia global da Renault

A Renault acaba de revelar o nome do veículo que marca o início de sua nova ofensiva de produtos nos mercados globais: Renault Kardian. Para este futuro SUV urbano destinado inicialmente ao mercado sul-americano, era necessário que o nome remetesse tanto à robustez como à agilidade, com uma consonância decididamente internacional. E como explicar qual o significado deste nome e a que ele remete? Sylvia, head de estratégia de denominações na Direção Global de Marketing da marca Renault, decodifica o nome a partir de suas sílabas e letras, sem esquecer as associações de ideias inseridas no DNA deste modelo feito para cruzar fronteiras.

A relação de um cliente com seu carro sempre começa com o nome – e às ideias e emoções que este nome é capaz de inspirar. No segmento dos SUVs e crossovers, normalmente o nome de um modelo destaca sua força e agilidade. Na Renault, o nome de vários modelos inicia com a letra ou têm som de “K”, como Koleos (2008), Captur (2013), Kaptur (2016), Kadjar (2015), Kwid (2015), ou ainda Kiger (2021). Como primeiro veículo de uma futura gama de modelos global, o Renault Kardian assume protagonismo na linhagem de nomes com forte sonoridade.

“O Renault Kardian chega para complementar nossa gama de nomes, representando a Renaulution no cenário internacional. Como a Renault é uma marca francesa, a pronúncia tem aquele “toque francês””. Sílvia, Head de estratégia de denominações na Direção Global de Marketing da marca Renault

O nome
Entretanto, as raízes do Renault Kardian remetem à língua inglesa. Na verdade, logo de cara o nome evoca a palavra “guardian” (guardião), que simboliza força e proteção. A impressão é reforçada pela presença de consoantes fortes –K, R e D. Mas existe outra forte evocação neste nome, como explica Sylvia: “O que é interessante com o nome Renault Kardian é que ele também tem a ver com vivacidade, agilidade, porque ele remete a “cardio” e o “cardio” tem a ver com esporte, energia, adrenalina”.
Mas podem ser associadas outras emoções a ele do ponto de vista da sonoridade mais suave do nome: “a construção do nome em torno de dois “As” – Kar-dian – também remete ao lado da segurança do nosso veículo”, detalha Sylvia.
E se observarmos a primeira sílaba do nome – “Kar” – vamos perceber que ele remete à palavra “carro”. Uma simbologia pra lá de apropriada!

Nova etapa
O Kardian chega para fortalecer a presença da Renault nos mercados internacionais. Em breve ele será lançado no mercado da América Latina, complementando o Alaskan e o Oroch, antes de ser comercializado em outros países do mundo: “Este veículo ilustra o Renaulution da Renault nos mercados globais com um nome que remete à tecnologia e segurança, sempre com muito prazer de dirigir e agilidade”, conclui Sylvia.

Legenda:
A relação de um cliente com seu carro sempre começa com o nome

Crédito: Divulgação