Tradição e robustez: são duas características que estão diretamente conectadas com a Volkswagen. No segmento de picapes, isso não poderia ser diferente. Completando 41 anos de produção no Brasil, a Saveiro chega no modelo 2024 com novo design, novos acabamentos, mais equipamentos e sendo a picape com melhor custo-benefício do mercado.
Desde de 1982, cinco gerações da Saveiro estiveram nas mãos do brasileiros, trazendo versatilidade e funcionalidade para aqueles que precisam utilizá-la como ferramenta de trabalho ou que querem explorar uma aventura no final de semana.
Ao longo das quatro décadas, a picape de entrada da VW ficou marcada por suas versões especiais. A estreante foi a Sunset, lançada em junho de 1993 equipada com motor 1.8l, foi pioneira na tendência crescente pelo uso de picapes no Brasil.
Design mais jovem
Toda a carroceria da Saveiro ganhou novas proporções. Na dianteira, o capô mais alto e com linhas marcadas conectam com o para-choque, que agora recebe nova grade com friso cromado entre os faróis, estes que também recebem detalhe cromado na assinatura.
Nas laterais, os para-lamas contam com detalhes em relevo no arco de roda, alargando a visão frontal do carro, além de proteger a lataria e rodas em condições off-road. As versões de entrada recebem novas rodas de aço de 15 polegadas com calotas escurecidas.
A tampa da caçamba conecta as novas lanternas com design escurecido na traseira, além da faixa em preto fosco horizontal que recorta a traseira e o escrito Saveiro escurecido (exclusivo para as versões Trendline e Extreme). O para-choque é mais imponente, com vincos laterais e parte inferior mais agressiva, entregando um melhor ângulo de saída para o modelo.
São cinco cores disponíveis: Cinza Oliver (exclusiva para Trendline e Extreme) e Cinza Moonstone (exclusiva para Extreme), novidades para 2024, além de Preto Ninja, Prata Sirius e Branco Cristal.
Ferramenta pronta
A gama da Saveiro conta com quatro versões: a de entrada, Robust Cabine Simples e Robust Cabine Dupla, a intermediária Trendline Cabine Simples, e completando a família, a Extreme Cabine Dupla.
Para 2024, todas as versões passam a contar, de série, com itens exclusivos no segmento: sensor de estacionamento traseiro, ESC (controle eletrônico de estabilidade), Hill Hold Control (Assistente de Partida em rampa) e freio a disco nas quatro rodas.
De baixo do capô, toda a linha acompanha o consagrado motor EA211, 1.6l de 116 cv e 16,1 kgfm de torque, atrelados ao câmbio manual de cinco marchas. A suspensão dianteira recebeu 10 mm de altura livre do solo, permitindo uma resposta mais confortável das imperfeições do solo e um melhor ângulo de ataque em valetas ou em situações off-road.
O destaque fica para o impacto no bolso do proprietário, a Saveiro é a picape de entrada mais robusta e com melhor custo-benefício do mercado. Ao realizar a soma de todas as despesas de propriedade do modelo, como combustível gasto no mês, as revisões programadas, cotação de seguro, substituição de itens consumíveis (como pastilhas de freio, por exemplo) e o próprio preço do carro, ela está posicionada abaixo da concorrência.
Essa conta apenas reforça um dos principais papeis da Saveiro nos últimos 41 anos: ser uma ferramenta de trabalho confiável e robusta para o trabalhador brasileiro e de outros 17 países da América Latina e Central.
Completando 41 anos de produção ininterrupta, a Saveiro é a picape com história mais longeva no mercado brasileiro
Crédito: Divulgação