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Calibrar pneus com nitrogênio é segurança para o caminhoneiros

Respeitar os períodos de repouso e evitar dirigir por longas horas é fundamental para evitar a fadiga e reduzir o risco de acidentes nas estradas

Calibrar pneus com nitrogênio é segurança para o caminhoneiros

O Dia do Caminhoneiro, celebrado ontem, 25 de julho, é uma oportunidade de destacar a importância dos profissionais que enfrentam longas jornadas nas estradas para garantir o transporte de cargas em todo o país. Com o objetivo de promover a segurança desses trabalhadores, a Air Products, empresa especializada em gases e referência em frota moderna e segura, apresenta dicas valiosas para evitar acidentes e proporcionar condições mais seguras nas estradas.

Manutenção preventiva

É fundamental realizar uma manutenção regular nos veículos, verificando os freios, sistema de iluminação, pneus e demais componentes. Isso ajuda a evitar problemas mecânicos durante as viagens.

Descanso adequado

O descanso é essencial para manter a atenção e a concentração durante as viagens. Respeitar os períodos de repouso e evitar dirigir por longas horas é fundamental para evitar a fadiga e reduzir o risco de acidentes.

Cinto de segurança

Ele deve ser utilizado em todas as viagens, mesmo em trajetos curtos.  É um item fundamental para proteger o motorista em caso de acidentes ou colisões.

Calibração com nitrogênio

Esse gás proporciona maior estabilidade na pressão dos pneus, reduzindo a perda de pressão ao longo do tempo. Com a calibração adequada, os caminhoneiros têm mais segurança e podem prolongar o intervalo entre as calibrações.

De acordo com Omar Abreu, Vendedor Técnico da Air Products, a calibração adequada dos pneus é essencial para a segurança nas estradas. “Pneus com pressão incorreta podem comprometer a estabilidade do veículo, aumentar o desgaste dos pneus e até mesmo causar acidentes”, aponta. “Nesse sentido, a calibração com nitrogênio tem se mostrado uma solução eficaz”, complementa.

“O ar comprimido, utilizado para encher os pneus dos veículos, é uma mistura de gases, sendo os principais oxigênio e nitrogênio. Nesse caso, a perda de pressão pode chegar a cinco libras por semana. Quando oferecemos a calibragem apenas com nitrogênio para frotas de caminhões, diminuímos esse tempo entre calibragens por uma razão simples: as moléculas desse gás são maiores e demoram mais para sair pela borracha do pneu, que é permeável”, explica Abreu.

A calibragem com nitrogênio é realizada por meio da filtragem do ar comprimido de um compressor comum feita por equipamentos de geração local, as “Membranas PRISM®”. Na prática, veículos de transporte que utilizam ar comprimido precisam ter seus pneus calibrados semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias. Com o nitrogênio, esse tempo se prolonga para até 45 dias.

Dessa forma, os pneus calibrados com nitrogênio mantêm a pressão adequada por um período prolongado, resultando em uma condução mais segura e estável.

Vida útil e economia

Além disso, a calibração com nitrogênio proporciona demais vantagens. Estudos indicam que a utilização do nitrogênio nos pneus pode aumentar sua vida útil em até 10%. Isso significa uma redução nos custos de manutenção e substituição de pneus, o que gera mais economia para os caminhoneiros e frotistas.

“O segundo maior custo do transporte rodoviário hoje é, sem dúvida, o pneu, perdendo apenas para o combustível. O nitrogênio representa em média 5% a 10% de ganho na primeira vida útil e economia de cerca de quatro pneus por mês para frotistas”, diz Abreu.

As carcaças também podem ser reutilizadas mais vezes com a utilização do gás. Segundo ele “trabalhando com ar comprimido, a temperatura e a pressão dos pneus variam muito devido aos contaminantes como água e óleo. Com o uso de nitrogênio, que é um gás totalmente inerte, estável, isento de umidade e óleo, a temperatura e a calibragem ideal do pneu são mantidas por mais tempo, preservando a estrutura interna. Em média, é possível ter uma reforma a mais por carcaça, o que também gera ganho ambiental, uma vez que significa melhor aproveitamento do pneu e menor geração de sucata”.

Crédito: Divulgação