Refresh

This website oparana.com.br/cotidiano/onu-revela-que-numero-de-criancas-mortas-no-afeganistao-subiu-24-em-2016/ is currently offline. Cloudflare's Always Online™ shows a snapshot of this web page from the Internet Archive's Wayback Machine. To check for the live version, click Refresh.

Cotidiano

ONU revela que número de crianças mortas no Afeganistão subiu 24% em 2016

Afghanistan UN Casualty Report

CABUL ? Com aumento de 24% em um ano, o número de crianças afegãs mortas ou feridas chegou a 3.500, totalizando quase 1/3 das vítimas do país. As informações foram divulgadas no censo da Missão de Assistência da ONU (Unama). No total, foram 11.500 civis afegãos ?vítimas em combates terrestres, ataques suicidas e explosivos abandonados, no mais drástico balanço de vítimas de operações aéreas desde 2009″, indicou a diretora de Direitos Humanos do organismo, Danielle Bell.

A metade deste aumento de vítimas infantis ocorreu devido aos combates entre forças governamentais e os insurgentes talibãs. A outra metade dos mortos se deu pela explosão de munições abandonadas pelos insurgentes, disse ela.

A Unama registrou um total de 4.948 mortos e 7.920 feridos, um aumento de 3% nos números. Ataques aéreos de aviões afegãos e americanos são uma das causas de óbito, tendo feito 590 vítimas civis em áreas como Kunduz.

Desde que a missão da ONU no Afeganistão começou a realizar um balanço anual de vítimas, em 2009, contabilizou um total de 24.841 mortos e 45.347 feridos. A Unama atribui 61% destas vítimas às forças antigovernamentais, principalmente os talibãs, mas também ao Estado Islâmico (EI). O número de vítimas do EI multiplicou por dez em um ano, indicou Bell.