Opinião

Coluna Amparar: O que você não resolve permanece

Amparar
Amparar

“Tudo que foi reprimido em uma família tende a manifestar-se nos membros menos capazes de defender-se” (Bert Hellinger)

 Cada membro do sistema familiar conserva nele a memória emocional de tudo o que aconteceu de bom e de ruim até muitas gerações passadas.

Quando, em uma geração passada, algum membro foi difamado e injustamente excluído, possivelmente um membro de geração seguinte adotará o comportamento dessa pessoa excluída. A pessoa que representa o excluído costuma sentir-se tão rejeitado, desigual, desonrado, ameaçado, culpado, cansado da vida do que aquele que foi excluído no passado.

Por exemplo, se um homem teve um vínculo com uma mulher; digamos que tenha tido com ela um filho e posteriormente se separou levianamente dela e se casou com outra mulher: possivelmente um filho ou filha posterior desse homem se identificará com essa mulher renegada ou com o filho não reconhecido dela.

A identificação pode se mostrar por diferentes comportamentos: depressão, raiva injustificável em relação ao pai ou à mãe, drogadição, tendência suicida, etc. Isso acontece, porque existe no sistema familiar uma necessidade inconsciente de compensação.

No exemplo citado acima, quando esse homem abandona levianamente o vínculo com a mulher com a qual teve um filho, ele produz um desequilíbrio no sistema. Futuramente, “um membro menos capaz de defender-se”, explica Hellinger, manifestará em seu comportamento sua lealdade com ela.

O comportamento disfuncional desse membro perdura até que a pessoa excluída volte a ter um lugar de respeito e reconhecimento na família.

Como se faz isso? A Constelação Familiar é a ferramenta mais poderosa para realizar a reconciliação e pacificar a família. Se algo assim está acontecendo com você ou com alguém de sua família converse conosco. Podemos ajudar você!

—————————

JOSÉ LUIZ AMES E ROSANA MARCELINO são consteladores familiares e terapeutas sistêmicos e conduzem a Amparar

Whatsapp: https://bit.ly/2FzW58R

Siga no Instagram ⬇️

https://instagram.com/amparar.terapias?igshid=ZDdkNTZiNTM=

Siga no YouTube⬇️

https://youtube.com/@amparar.terapias

Siga no Facebook⬇️

https://www.facebook.com/ampararterapias?mibextid=ZbWKwL