O prefeito de Catanduvas, Professor Moisés, recebeu em seu gabinete o servidor público municipal Mario Kenji Muraoka, O médico recém-aposentado recebeu uma homenagem em reconhecimento e agradecimento por sua valiosa dedicação e amor pelos serviços prestados à Prefeitura de Catanduvas e à comunidade Catanduvense.
Dr. Mario, uma rara figura humana, é um médico de excelência que trabalhava com muita disposição e atendia a todos com dedicação e atenção, além de eficiência reconhecida por todos. Em sua rotina, Dr. Mário nãom incluía a palavra “não” a quem necessitava de atendimento, deixando um grande e reconhecido o legado a rede pública de saúde de Catanduvas.
História exemplar
Mário Kenji Muraoka nasceu em 3 de maio de 1947, na cidade de Uraí Paraná. Filhos de imigrantes japoneses, filho do meio (entre 11 irmãos). Aos sete anos de idade perdeu o pai e, em meio a tantas dificuldades, ajudava sua mãe na lavoura, de onde proviam o sustento da família.
Estudou em colégio público, aos 21 anos ingressou na Universidade Federal do Paraná no curso de Medicina e no dia 12 de dezembro de 1974 obteve a sua formatura. Para pagar a faculdade trabalhava em uma farmácia a noite e nos finais de ano trabalhava como “Papai Noel” entregando presentes. Além disso, para pagar o quarto onde morava, ele contava com a generosidade de sua mãe e seu irmão mais velho, que enviavam ajuda financeira, mas como isso não era suficiente fazia a doação de sangue duas vezes ou mais ao ano para conseguir a matrícula de forma gratuita na universidade.
No dia 23 de dezembro de 1974, Dr. Mario conheceu Catanduvas porque soube que a cidade não contava com um hospital. No entanto, diante da falta de estrutura e recursos financeiros, acabou indo para a cidade de Coronel Vivida onde trabalhou por 6 meses. Lá juntou dinheiro e voltou para Catanduvas no dia 7 de julho de 1975 e, em companhia do amigo Dr. Júlio, iniciou a construção do Hospital Nossa Senhora Das Graças.
3,8 mil partos
Já são 47 anos de atividade como médico na cidade de Catanduvas e durante esse período foram realizados mais de 3,8 mil partos, todos muito bem sucedidos não havendo óbito de nenhuma mãe.
Ao longo desses anos ocorreram incontáveis atendimentos de urgência e emergência, visto que nesse período o médico realizava todos os procedimentos inerente a sua profissão, há que não havia especialidades, nem se contava com o Huop (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) para os diversos casos.
Um fato marcante em sua carreira, foi quando em situação inusitada uma mãe deu à luz em vaso sanitário, o bebê acabou inalando fezes e larvas, exigindo do Dr. Mário um grande esforço para salvar a vida da criança. Outro dia marcante na vida do médico foi o de 31 de dezembro de 1989, quando nasceram 7 crianças no mesmo dia.
Aos 75 anos de idade, Dr. Mario continua atuante e atende em média 30 pacientes por dia, levando a diante a missão de cuidar de pessoas e salvar vidas.
Homenagem
“Queremos, em nome da municipalidade, agradecer pela dedicação aos serviços prestados à Prefeitura de Catanduvas e à comunidade Catanduvense, prestando um trabalho qualificado e importante. Mesmo com todas as adversidades enfrentadas, nunca mediu esforços na execução do trabalho em prol do serviço público. O dia tão esperado chegou e agora fechou seu ciclo como funcionário público. Aqui com certeza ganhou diversos amigos que levarás no coração por toda sua vida”, registrou a administração municipal.