Criado para preservar, divulgar e homenagear a identidade das famílias ucranianas que residem na cidade, o Município de Cascavel, por meio da Secretaria de Cultura, inaugurou neste domingo (26) o Memorial Ucraniano, um espaço inserido dentro do Centro Cultural Gilberto Mayer (CCGM).
O prefeito Leonaldo Paranhos participou do evento e destacou a contribuição do povo ucraniano ao desenvolvimento de Cascavel e do próprio Paraná. “Se o Brasil é o corpo que abraçou os ucranianos, o Paraná é o coração”, afirmou o prefeito. “Hoje prestamos nosso reconhecimento a esse povo tão sofrido, mas de uma personalidade incrível, de amor pela sua pátria”, completou.
O secretário de Cultura Luiz Ernesto Meyer Pereira disse que a iniciativa do prefeito Paranhos em criar o memorial representa a valorização da riqueza da cultura ucraniana, suas tradições, gastronomia, folclore e a forte presença dos imigrantes ucranianos na região oeste do Paraná.
“Os ucranianos vêm prestando uma valiosa contribuição ao desenvolvimento da cidade na área cultural, social e econômica. Eles ajudaram a transformar Cascavel na segunda melhor cidade do Brasil”, enfatiza.
Pedro Litvin, presidente da Associação dos Ucranianos de Cascavel (Auvel), classificou a inauguração do memorial como um momento histórico para a comunidade ucraniana.
“O poder público disponibilizou esse espaço, esse reconhecimento aos ucranianos, porque os ucranianos desde a década de 40 participam ativamente na cidade de Cascavel, no seu mundo social, no político, e principalmente nas suas tradições, inclusive tradições até religiosas. Nós mantemos a tradição até na igreja ucraniana no bairro São Cristóvão, onde no domingo a gente tem missa em ucraniano”, relata.
A Auvel estima que 300 famílias de origem ucraniana residam em Cascavel.