Cotidiano

Diretor-geral da Itaipu reafirma compromisso com o Oeste

Diretor-geral da Itaipu reafirma compromisso com o Oeste

Na assembleia para eleição e posse da nova diretoria da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), na sexta-feira (24), em Cascavel, o diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Enio Verri, reafirmou o compromisso histórico da empresa para o desenvolvimento regional e disse que pretende fortalecer as parcerias com as gestões municipais.

Na cerimônia reuniu prefeitos e representantes dos 58 municípios que compõem a associação, vereadores, deputados estaduais e federais, lideranças regionais, entre outras autoridades, Verri assegurou que todas as obras com recursos de Itaipu, e que estão em andamento, serão continuadas e concluídas. Um exemplo é o Contorno Oeste de Cascavel, que está em fase final de execução, com investimento atualizado de R$ 124,9 milhões. Projetos com parecer técnico favorável poderão ser reexaminados, observadas as atuais diretrizes do governo federal: ações de gestão ambiental, assistência social e projetos de infraestrutura, nesta ordem.

“Vamos desenvolver políticas que possam gerar renda, melhorar a qualidade de vida das pessoas e ajudar os municípios”, disse o diretor-geral, destacando que “políticas de assistência social são as que têm menos recursos e as que são mais demandadas pelos municípios”. “Quero abrir com vocês (prefeitos) um canal de diálogo. Nosso objetivo é o mesmo: fazer desta região – que já é boa – um lugar cada vez melhor”, complementou.

O novo presidente da Amop, Beto Lunitti, declarou que as parcerias com a binacional são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico do Oeste do Paraná, especialmente “depois da compreensão da empresa de que Itaipu não gera só energia, mas produz saberes e integração regional”. “Por isso, a minha expectativa, como presidente da Amop, é que cada vez mais os nossos interesses sejam convergentes.”

 

Foto: Itaipu

 

Cascavel terá licitação para usina fotovoltaica

Na mesma cerimônia na Amop, Cascavel deu um passo a mais na questão de sustentabilidade ao autorizar a licitação para a construção de uma usina fotovoltaica no aterro sanitário. Ao lado do diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, o prefeito Leonaldo Paranhos autorizou o início do processo do certame.  Paranhos disse que o dia fica marcado porque, além de receber em Cascavel o novo diretor-geral de Itaipu, essa autorização marca um novo tempo na geração de energia sustentável no município.

“Vamos gerar energia elétrica ao município para os nossos futuros ônibus elétricos que estamos comprando, fazendo essa sustentabilidade que nós já temos no aterro com a usina de biogás e agora a implantação da energia solar”, disse Paranhos. A usina contará com cerca de cinco mil placas fotovoltaicas e Cascavel será a primeira do Paraná a ter ônibus elétricos do transporte coletivo urbano que serão abastecidos com energia solar produzida em usina fotovoltaica própria.

Paranhos destacou a presença do novo diretor-geral da Itaipu em Cascavel, uma semana após assumir o cargo. Ele lembrou que ambos foram colegas de parlamento na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) entre 2010 e 2016 e ressaltou a coerência dos posicionamentos de Verri. “O Enio é uma pessoa muito centrada, de posições firmes, porém, coerentes. É uma pessoa que absorve as informações, discute e não abre mão daquilo que ele entende como correto”, enfatizou.

Sobre os convênios que Cascavel possui com a Itaipu, o prefeito diz que espera ter continuidade em novas parcerias. “A gente tem que entender que cada administração tem o seu perfil e nós temos que respeitar as mudanças, mas eu não acredito que teremos prejuízos”, destacou o prefeito.

Ênio Verri disse que a nova gestão da Itaipu irá dar continuidade em todos os projetos iniciados. “Uma obra começada não se para, eu posso até discordar da maneira como foi priorizado os recursos de Itaipu, mas isso não me dá o direito de parar uma obra já começada, porque o custo social é bem maior do você terminá-la, então aquilo que já foi iniciado será terminado”, destacou.