Cotidiano

Para Ratinho, Estado e setor privado têm que trabalhar juntos

Para Ratinho, Estado e setor privado têm que trabalhar juntos

O governador Ratinho Junior participou ontem (22) da abertura da Smart City Expo Curitiba 2023, versão brasileira da maior feira sobre cidades inteligentes do mundo, que acontece na Capital até a sexta-feira (24). Ratinho Junior destacou que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital e da Celepar, trabalha em conjunto com a iniciativa privada para levar inovações às cidades paranaenses.

Esse trabalho, ressaltou o governador, é um dos motivos que faz com que as paranaenses Curitiba, Ponta Grossa e Assaí sejam as únicas cidades da América do Sul incluídas no ranking das 21 comunidades mais inteligentes do mundo, elaborado pelo ICF (Intelligent Community Forum) – Fórum de Comunidades Inteligentes. “É um orgulho para Curitiba sediar o maior evento do mundo de cidades inteligentes, o que demonstra a relevância da nossa Capital e do Estado como um todo na área de inovação”, disse. “Para que cada vez mais municípios tenham acesso a tecnologias, o poder público e o setor privado têm trabalhado em conjunto, e devem trabalhar cada vez mais, levando soluções inteligentes aos serviços prestados à população”.

Ele citou as ações do Estado nesse sentido, como o fortalecimento dos ecossistemas regionais de inovação, através dos 18 parques tecnológicos credenciados pelo governo em diferentes cidades, o trabalho das universidades estaduais no desenvolvimento das vocações regionais, o uso de inteligência artificial no serviço público e a oferta de disciplinas de programação e robótica nas escolas da rede estadual.

Para o governador, eventos como a Smart City acelera ainda mais o trabalho conjunto entre poder público e setor privado, com estados e municípios tendo acesso às mais modernas tecnologias para as cidades. “Prefeitos e governadores de todo o Brasil têm acesso às soluções desenvolvidas por empresas e startups para facilitar a vida dos cidadãos. Foi esse trabalho conjunto que permitiu a execução de grandes tecnologias que hoje fazem parte do nosso dia a dia”, disse.

Ratinho Junior destacou ainda a sustentabilidade como um dos fatores primordiais para o desenvolvimento das cidades, e que o Paraná também é exemplo nessa área. Um dos principais produtores de energia renovável do Brasil, o Estado também trabalha para diversificar a matriz energética, com o incentivo às fontes fotovoltaicas, de biogás e biometano, com programas como o RenovaPR e Banco do Agricultor Paranaense.

 

PARTICIPAÇÃO DO ESTADO

O Governo do Estado está presente em todos os dias da Smart City. A Secretaria da Inovação comanda as ações em um espaço compartilhado com Fomento Paraná, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fundação Araucária, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Tecpar, Celepar, Copel, Sanepar, Detran, Compagas, Separtec e ecossistemas locais de inovação.

“São poucas as cidades no mundo a sediar a Smart City, um dos grandes eventos para cidades inteligentes. É a oportunidade de mostrarmos o nosso trabalho de integração dos ecossistemas de inovação do Paraná, a conectividade das cidades e o que faremos para levar inovação até os menores municípios do Estado”, explicou o secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel.

A Celepar, primeira empresa pública de tecnologia do País, expõe na feira sua expertise em soluções para a administração estadual. Representantes da empresa farão palestras sobre o futuro da tecnologia governamental e plataformas para promover cidades inteligentes. Entre as soluções apresentadas estão o sistema de registro de presença em salas de aula com o uso de inteligência artificial e o projeto Olho Vivo, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública.