Cotidiano

Risco de novos temporais deixa Oeste em alerta

A população de Nova Laranjeiras viveu momentos de pânico 26 anos depois de enfrentar sua maior tragédia

Risco de novos temporais deixa Oeste em alerta

Assim como em 1997, Nova Laranjeiras tem novo desafio de ressurgir dos escombros. Apesar de a intensidade ter sido bem menor que a registrada há 26 anos, o vendaval na tarde de quinta-feira (23) provocou estragos consideráveis na cidade e no interior. Ao todo, 165 casas ficaram total ou parcialmente destelhadas e 920 moradias e comércio ficaram sem energia elétrica. De acordo com o mais recente levantamento da Defesa Civil, 100 pessoas estão desabrigadas e não há registro de feridos. O Governo do Paraná fará o encaminhamento de 2,6 mil telhas, além de kits de higiene e cestas básicas para as famílias atingidas.

Na sexta-feira (24), uma comitiva do governo paranaense, liderada pelo secretário estadual de Segurança, Hudson Teixeira, esteve no local verificando de perto os danos causados pelo vendaval, juntamente com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior e o subcomandante da Polícia Militar do Paraná, Paulo Henrique Semer.

O governador do Paraná, Ratinho Junior, que esteve em Cascavel sexta-feira, faltou sobre o episódio em Nova Laranjeiras. “Estamos acompanhando esse momento de chuva em todo o Brasil. Para minimizar o drama das famílias no litoral de São Paulo, atingidas por deslizamentos, conversei com o governador Tarcísio de Freitas e o Paraná encaminhou equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros para ajudar nos trabalhos e realizar os cadastramentos das famílias”, comenta Ratinho. Em relação ao episódio natural em Nova Laranjeiras, o governador disse que sete municípios da região foram atingidos, uns com menos e outros com mais intensidade, além de outras regiões como no Norte Pioneiro, em Jacarezinho, Cambará e Ribeirão Claro. “Em Nova Laranjeiras, as famílias desabrigadas estão recebendo mantimentos, água e de alguma maneira, [vamos] fazer com que as famílias voltem à normalidade o quanto antes”, salientou o governador.

 

“Dia terrível”

O prefeito de Nova Laranjeiras, Fábio Roberto dos Santos, se manifestou sobre o episódio nas plataformas digitais. “Passamos por um dia terrível. O vendaval causou muitos estragos em residências, queda de árvores e defeitos em postes, gerando problemas com a distribuição de energia”. Santos chama a atenção da população para adotar medidas de segurança e evitar andar pelas ruas em meio aos fios de alta tensão caídos e outros escombros. “Contamos com os governos estadual e federal para ter acesso a recursos para amparar as famílias desabrigadas e garantir os serviços necessários para reestabelecer a normalidade em nosso município”, completou o prefeito de Nova Laranjeiras.

A orientação da Prefeitura de Nova Laranjeiras é para que a população deposite todo o entulho em frente às residências e estabelecimentos comerciais. “Vamos dar todo o suporte necessário”. Depois da tempestade, a mensagem é de tranquilidade. “Com ajuda do governo estadual, vamos reconstruir Nova Laranjeiras novamente, a exemplo do que foi feito anos atrás. Passei por aquilo e não vamos abaixar a cabeça, pois somos um povo forte e determinado”. Durante a tempestade, ao menos dez postes sucumbiram com a força do vento e 50 árvores quebraram total ou parcial.

 

Radar meteorológico tem raio

de alcance de 240 km a 480 km

 

Com alta resolução espacial de 240 quilômetros de raio no modo quantitativo e 480 quilômetros no modo qualitativo, o Radar Meteorológico do Simepar em Cascavel, inaugurado oficialmente em abril de 2014, conta com modernos recursos gerando informações importantes para o Simepar fazer uma leitura mais fiel das condições climáticas da Região Oeste e emitir alertas aos órgãos competentes. À época, o investimento ficou próximo de R$ 10 milhões. A área onde fica o radar meteorológico atualmente foi cedida na época pela então Coodetec, em uma localização definida após criteriosos estudos técnicos. O equipamento foi fornecido pela empresa norte-americana Enterprise Eletronics Corporation e do total de recursos, R$ 1 milhão foi destinado na construção na torre de 25 metros de altura. O radar é do tipo Doppler e opera na Banda-S de frequência com dupla polarização.

Em entrevista concedida ao O Paraná, o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, informou que os ventos atingiram 75km/h em Nova Laranjeiras. “Uma coisa é fazer a leitura com a imagem do radar. A outra, é estar presente para ver in loco o ocorrido”, disse. “A variação climática é oscilante e fica difícil saber se a tempestade atingirá com mais intensidade a cidade ou o meio rural”. Ele comenta que por meio de fotos aéreas, também é possível “ver as assinaturas da tempestade”.

Havia previsão de tempestades severas no Paraná ao longo da semana, nas regiões oeste, sudoeste, centro-sul e noroeste. “A mesma previsão se aplica no fim de semana”, alerta Kneib. Segundo ele, o radar meteorológico é uma das ferramentas utilizadas para fazer a leitura do clima na região. “Ele faz uma varredura e visualização de 30 a 60 graus, podendo ‘enxergar’ tempestades mais severas ou pelo menos dar o indicativo”.

Muitas das vezes – continua o meteorologista -, a tempestade se forma rápido, levando de 20 a 30 minutos e pode durar entre uma e duas horas. “Na quinta-feira, foram registradas 50 tempestades no Paraná, nas mais diferentes intensidades”, aponta. “Mesmo com a inteligência artificial, há falhas. É preciso alguém ficar supervisionando, mas não temos estrutura humana suficiente para cuidar minuciosamente de cada localidade”.

O meteorologista do Simepar explicou que em Nova Laranjeiras, o relevo é acidentado e há condições de tempo locais que podem favorecer a formação de tempestade mais severa, em um ponto específico da cidade ou bairro. Os dados coletados a cada dia são armazenados e assimilados com a finalidade de sempre melhorar as previsões futuras do clima.

 

Alerta por SMS

Segundo o coordenador da Defesa Civil em Cascavel, Márcio Ribeiro, todos os alertas emitidos pela Defesa Civil Estadual utilizam como parâmetro as informações apuradas por técnicos junto aos órgãos oficiais de meteorologia do Paraná, entre os quais, o Simepar. Para receber esses alertas, basta encaminhar um SMS do seu celular para o número 40199 informando o CEP da sua região. A equipe de reportagem tentou durante todo o dia manter contato com os responsáveis pela Defesa Civil de Nova Laranjeira, mas em virtude do necessário trabalho de campo, não foi possível apurar informações ainda mais detalhadas com as equipes.

 

Fonte: Da Redação

Foto: Celso Dias