Cotidiano

35º Show Rural: Trabalho prioriza maior fluidez no trânsito durante evento

35º Show Rural: Trabalho prioriza maior fluidez no trânsito durante evento

Cascavel – A poucos dias do início de um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro, o Show Rural Coopavel, que acontece de 6 a 10 de fevereiro, os órgãos envolvidos na organização do trânsito trabalham e correm contra o tempo para deixar tudo pronto para que os motoristas consigam acessar o local do evento, que tem uma expectativa de público de 300 mil visitantes todos os dias, com segurança e “rapidez”.

O setor de sinalização da Transitar iniciou ontem (2) a colocação de placas que indicam uma rota alternativa que pode ser útil para os motoristas, percurso que deve estar pronto neste fim de semana. Cerca de 20 placas de tamanho maior do que as comuns, cores verde e branca, que seguem as normas de trânsito do Código de Trânsito Brasileiro, estão sendo instaladas em vias por onde o motorista que não quiser se dirigir ao evento, pode conseguir desviar do trânsito intenso.

Foz do Iguaçu

A rota foi planejada pela a Transitar com apoio do DER-PR (Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná). Quem estiver trafegando pela Avenida Brasil e queira seguir sentido Foz do Iguaçu não vai precisar ir até o Trevo Cataratas. O motorista pode acessar a Rua Medianeira e seguir até as alças de acesso do Viaduto Olindo Periolo e acessar a BR-277 sentido Foz do Iguaçu. Todo o percurso estará sinalizado.

Além disso, foram colocadas placas ao fim da Avenida Brasil, indicando o último retorno da via, antes do motorista chegar ao trevo, avisando o último retorno para voltar pela Avenida Brasil, lembrado que ela tem três pistas sentido o Show Rural, sendo que a pista do meio acessa Curitiba, a esquerda pode ser feito o retorno e a da direita, então, o retorno para acessar a rodovia sentido Foz do Iguaçu.

Fiscalização

O chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da PRF, Ricardo Salgueiro, salientou que este ano a expectativa é de um público bem maior do que ano passado e ainda será o primeiro ano com o fluxo do novo Trevo Cataratas, inaugurado em agosto de 2021. Tendas foram instaladas no meio do canteiro central do trevo e, além disso, terá um reforço do policiamento pela a manhã, das 7h às 9h, sentido ao parque e das 16h às 18h, sentido inverso.

Durante o Show estarão trabalhando 30 policiais, mais de 15 em cada turno da manhã e tarde, além de uma equipe de motociclistas, para auxiliar na organização do trânsito. Segundo Salgueiro, a PRF estuda ainda a possibilidade de fechar alguns retornos, mas isso, será avaliado nos primeiros dias de movimento.

Duplicação liberada

Há também esforço nestes últimos dias para concluir o trecho de duplicação da BR-277, um total de 5,8 quilômetros entre o posto da PRF e a Ferroeste. A ideia é de ter duas pistas indo e duas voltando, sem a necessidade do uso do acostamento como nos anos anteriores. Na tarde de ontem (2), o superintendente regional oeste do DER-PR, Charlles Hostins Júnior, foi até o local realizar a vistoria da capa asfáltica, que foi finalizada no trecho.

Segundo Charlles, como esta semana teve vários dias de chuvas, acabou atrasando um pouco o cronograma, mas até o fim de semana a empresa estará focada a sinalização da pista provisória, para deixar o mais seguro possível o tráfego no trecho. “A maior preocupação era com a massa asfáltica que está pronta. O que conseguirmos, vamos fazer até domingo, e o restante estará sendo sinalizado com os cones”, explicou. A variante, que é a trincheira de ligação da BR-277 com a PR-180, ao lado do posto da PRF não estará pronta.

Balanço obra

Nesta semana foi divulgado a atualização da obra que chegou a 63%, segundo o DER-PR. O superintendente do DER disse que o prazo que era em março deste ano para toda a obra ser entregue será dilatado a pedido da empresa e que ainda está sendo negociado, assim como o valor da obra que terá que ser reajustado, até porque um dos terrenos por onde passa a obra ainda não foi desapropriado.

Foto: DER-PR