O BMW Group está compartilhando sua visão da futura experiência digital, dentro e fora do veículo, no Consumer Electronics Show (CES) 2023, que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos. O BMW i Vision Dee é um futurístico sedã médio, em uma linguagem de design minimalista. O nome “Dee” significa Digital Emotional Experience (Experiência Emocional Digital) — e esse é precisamente o seu objetivo: criar um vínculo ainda mais forte entre as pessoas e seus carros. As futuras funções digitais irão muito além do nível de controle de voz e sistemas de assistência ao motorista, com os quais estamos familiarizados atualmente. Outra futura novidade fica para as exibições de informação no para-brisa, através do Head-Up Display. O novo BMW Head-Up Display se estende por toda a largura do para-brisa, proporcionando um vislumbre da próxima geração de veículos. A partir de 2025, esta inovação estará disponível nos modelos da NEUE KLASSE. E não para por aí: a impressionante tecnologia E Ink, que estreou na CES de 2022 e impressionou o público com a capacidade de mudar a cor do BMW iX Flow entre branco e preto, foi aperfeiçoada e agora tem a possibilidade de mudar o visual do carro com até 32 cores diferentes.
“Com o BMW i Vision Dee, mostramos o que é possível quando hardware e software se fundem. Dessa forma, somos capazes de explorar todo o potencial da digitalização para transformar o carro em um companheiro inteligente. Esse é o futuro para os fabricantes de automóveis — e, também, para a BMW: a fusão da experiência virtual com o genuíno prazer de dirigir”, afirma Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG. “Ao mesmo tempo, o BMW i Vision Dee é mais um passo no caminho para a NEUE KLASSE. Com essa visão, estamos olhando para o futuro e destacando a tremenda importância da digitalização para nossas próximas gerações de produtos”, completa o executivo.
Cinco níveis
O BMW Mixed Reality Slider, em combinação com o Head-Up Display avançado, é o destaque digital e o controle operacional central do BMW i Vision Dee. Usando sensores no painel de instrumentos, o motorista pode decidir por si a quantidade de conteúdo digital que deseja ver no Head-Up Display. A seleção de cinco níveis varia de analógico a informações relacionadas à direção, ao conteúdo do sistema de comunicação e à projeção de realidade aumentada, até a entrada no metaverso. A realidade mista pode ser experimentada no BMW i Vision Dee de uma forma imersiva que envolve diferentes sentidos, sem a necessidade de ferramentas adicionais e criando uma dimensão de prazer de dirigir para o usuário.
Display avançado
O BMW Group é conhecido no setor automotivo como pioneiro do Head-Up Display e refinou sistematicamente essa tecnologia nas últimas duas décadas. No BMW i Vision Dee, esse sistema ganha uma nova proporção e atua como uma espécie de realidade virtual, projetando as informações em todo o para-brisa. Desta forma, o Head-Up Display atua como uma tela e demonstra o enorme potencial da tecnologia de projeção que será utilizada no futuro para o conceito de exibição e operação de informações sobre o veículo. A versão de produção padrão do BMW Head-up Display que se estende por toda a largura do para-brisa será usada nos modelos do NEUE KLASSE a partir de 2025.
Design discreto
O design do BMW i Vision Dee foi deliberadamente reduzido para focar a atenção na experiência digital e no DNA da marca BMW. O exterior é definido pelo design clássico do sedã de três volumes que forma o núcleo da marca BMW. Os elementos de design tradicionais, como a grade em forma de rim da BMW, os faróis duplos circulares e o contorno Hofmeister, foram reinventados, com ícones ‘phygital’ substituindo elementos analógicos. Isso dá ao BMW i Vision Dee seu próprio caráter digital, mas humano. No interior, a digitalização anda de mãos dadas com a redução do uso de materiais, controles operacionais e telas para garantir que nada distraia a experiência digital e a nova sensação de maior prazer de dirigir. O design não convencional do volante, com seu raio vertical central, cria pontos de contato que ganham vida diante de proximidade ou toque e pode ser operado movendo o polegar. Esses pontos de contato ‘phygital’ controlam a seleção do conteúdo projetado no para-brisa e, juntamente com o Head-Up Display, apoiam o princípio de “mãos no volante, olhos na estrada”.
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