Cotidiano

Defesa Civil fez retirada de mais de 1,1 mil enxames de abelhas em 2022

Defesa Civil fez retirada de mais de 1,1 mil enxames de abelhas em 2022

Cascavel – Os servidores da Defesa Civil de Cascavel que fazem parte do “Esquadrão da Abelha” tiveram bastante trabalho em 2022. No primeiro dia útil deste novo ano, ontem (2) o esquadrão já foi acionado para retirar um enxame que estava alojado dentro de uma caixa que abriga o relógio medidor de água da Sanepar, um local que está se tornando cada mais vez comum encontrar a visita indesejada dos insetos.

Roberto Parra, gerente da Defesa Civil e responsável pelo serviço, explicou que durante o ano passado o setor retirou enxames em pelo menos 22 registros de água. Como os novos medidores ficam dentro de caixas para o lado de fora dos imóveis e é protegido, com apenas uma entrada para que os funcionários da empresa consigam abrir, as abelhas acabam entrando e formando um enxame. “Nas últimas semanas fizemos pelos menos quatro atendimentos nesse tipo de local”, disse Parra.

Segundo a assessoria de imprensa da Sanepar, a média de ocorrência nas ligações de água, ou seja, dentro da caixa onde está o hidrômetro é de pelo menos por mês. O pessoal que faz a leitura identifica, registra e a Sanepar aciona a Defesa Civil para proceder a retirada das colmeias. O caso mais recente e “diferente” foi um enxame encontrado em um poço de inspeção de esgoto, mas nas demais tubulações ocorrência é rara.

Outro local bastante inusitado que a Defesa Civil está fazendo extração da colmeia, é dentro das galerias pluviais, situação parecida, já que a tampa também tem uma única abertura que facilita a entrada dos insetos. Durante o ano passado todo, foram realizadas 27 retiradas em galeria de água pluvial e ainda 7 dentro de registros de energia elétrica, aqueles que ficam nas caixas nas paredes dos imóveis.

1,1 mil retiradas

Segundo balanço do setor, durante todo o ano passado foram realizados cerca de 1,1 mil atendimentos em toda a cidade. Segundo Parra, apesar do atendimento ainda ser recente tem sido adotado e aprovado pela comunidade, que tem na Defesa Civil um amparo para quando os insetos aparecem nas casas e empresas gerando riscos. Em 2021, foram 752 atendimentos realizado sem nenhum custo aos contribuintes e de forma profissional.

Parra salientou ainda que a partir deste ano eles terão um reforço. Uma licitação no modelo de registro de preços foi realizada e nas próximas semanas, a Defesa Civil poderá adquirir até 500 caixas para a colocação das abelhas, que até hoje eram acondicionadas em caixas doadas ou emprestadas de apicultores que são parceiros do programa. Cada caixa terá custo de cerca de R$ 170,00 e serão adquiridas de acordo com a necessidade.

Para o gerente da Defesa Civil, a aquisição vem a somar com o serviço, já que antes eles tinham que improvisar ou emprestar as caixas. “Assim que liberado o empenho teremos o nosso material que vai agregar qualidade ao nosso trabalho”, disse. O grupo é formado por quatro pessoas que já fizeram a retirada das colmeias desde o beiral de residências até dentro de aparelhos de televisão.

Neste ano, o setor também vai receber um novo veículo. Em 2022 a equipe recebeu roupas apropriadas para o trabalho, ampliando a segurança e proteção dos funcionários. As abelhas que são retiradas são levadas diretamente para os apicultores que são parceiros do programa. O grupo também faz a retirada de vespas e marimbondos.

A orientação é para que a população acione a Defesa Civil em caso de retirada de abelhas para que o procedimento aconteça de forma programada e segura. O telefone da Defesa Civil é o 3902-1731 e pode ser acionado das 8h às 18h. Após esse horário, a ligação deve ser feita para o 153, telefone da Central de Monitoramento do Município de Cascavel.

Mais serviços

A Defesa Civil de Cascavel também atua em outras áreas, com vistorias pós incêndio e no combate de formigas cortadeiras. O trabalho de gestão de desastres climáticos realizado pela Defesa Civil já fez a entrega de 1.620 unidades de telhas e 14.323 metros de lona em 2022. A distribuição é feita de forma gratuita como um suporte às famílias afetadas.

+++

Importantes para o meio ambiente

Abelhas, vespas e marimbondos são importantes para o ecossistema, mas representam perigo na área urbana aos animais e as pessoas. As abelhas com ferrão se deslocam da área rural para a urbana e acabam se instalando nas residências de forma temporária pela necessidade de repouso. Cascavel é uma cidade arborizada e por isso oferece vários atrativos aos

enxames. Segundo a Defesa Civil, 27% dos enxames que param para “descansar” se retiram do local em menos de 72 horas.