BRASÍLIA E RIO – BRASÍLIA. Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil não atingiu a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.
O objetivo em 2015 para o segmento que vai do 5º ao 9° ano era alcançar os 4,7 pontos, mas o país obteve apenas 4,5. No ensino médio, a distância é ainda maior entre a meta de 4,3 pontos e a média obtida de meros 3,7. Para o ministro da Educação, Mendonça Filho, o dado é ?absolutamente negativo?.
– Mostra que infelizmente o Brasil está mal – disse o ministro.
O Ideb é o principal indicador da educação básica no país. Criado em 2007, o índice, que considera o rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho dos alunos em testes padronizados de português e matemática, divulga três pontuações: Uma para os primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano), outra para os últimos anos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e uma terceira, para o ensino medio.
Graças ao Ideb, é possível avaliar a situação do ensino nos âmbitos nacional, estadual e municipal. Em relação ao Ideb de 2013, divulgado em 2014, houve uma pequena melhora no quadro nacional, já que, naquele ano, o segundo segmento do ensino fundamental não atingiu a meta para 2013.
Segundo o índice, apenas três estados brasileiros alcançaram as metas estabelecidas de aprendizado para o ensino médio público: Amazonas, Pernambuco e Goiás. Enquanto isso, 24 unidades da federação, entre elas Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Rio Grande do Sul, foram reprovadas.