Cotidiano

Transitar: Crianças vivem dia como agentes de trânsito em Cascavel

Atividade faz parte do tradicional projeto Pequeno Educador de Trânsito

Transitar: Crianças vivem dia como agentes de trânsito em Cascavel

Como parte da programação da Semana da Criança, pequenos da rede municipal de ensino tiveram a experiência de viver um dia a rotina de trabalho dos agentes de trânsito da Transitar de Cascavel. A ação faz parte do já tradicional projeto Pequeno Educador de Trânsito, onde as crianças são selecionadas por sorteio, após trabalho de educação de trânsito realizado na escola.

Com uniforme de agente de trânsito, como manda o figurino, a pequena Bárbara Eloiza Ramos, de apenas 9 anos, foi às ruas para mostrar suas habilidades. “É muito legal e também é importante aprender sobre o trânsito e fazer o certo. Estou me sentindo uma profissional, né”, brinca a pequena.

Para a encarregada do setor de Educação no trânsito, Luciane de Moura, a iniciativa é uma forma de estimular as crianças a desde pequenas zelarem por um trânsito seguro e humanizado, sempre respeitando o coletivo. “Nós não preparamos a criança para ser um motorista, nós preparamos a criança para ser um cidadão, e isso ele vai vivenciar durante essa ação: qual é o trabalho do agente? O que o agente desenvolve durante o dia de trabalho? Depois de fazer todo esse trabalho na rua, a criança retornará para a escola com fotos, vídeos, retratando a experiência e relatará para os demais o que aconteceu nesse dia”, explica.

Os alunos que participara da atividade são do 4ª e 5º ano, das escolas Arthur Carlos Sartori e Professora Maria Fagnani. Um deles foi o Davi Paulo de Oliveira Machado, 9 anos, que já fez a lição de casa com os agentes e está pronto para repassar os ensinamentos aos colegas. “É legal. A gente veio aqui, aprendeu sobre o trânsito, as regras. A gente precisa parar para os pedestres passarem, tem muitos carros que não param, mas o certo é parar. Tem que passar retinho na faixa. Tem que olhar para os dois lados antes de passar, senão o carro pode ir muito rápido e te acertar”.

“Acreditamos que atividades como essa que une a teoria, a prática e a vivência são eternamente guardadas pelas crianças e com certeza, refletirão na melhoria do trânsito”, destaca Luciane.

Crédito: Secom