“Cabo eleitoral” I
O presidente Jair Bolsonaro, se não conseguiu ir para o 2º turno a frente do ex-presidente Lula, contabiliza ótimo desempenho como ‘cabo eleitoral’. Pelo menos 20 senadores ligado a Bolsonaro conseguiram uma vaga na Câmara Alta, bem como bom percentual de deputados federais. Também nos estados, a soma dos candidatos a governador que “dobraram” com Bolsonaro conseguiram bom desempenho eleitoral.
“Cabo eleitoral” II
Entre os candidatos a governador simpatizantes e aliados de Bolsonaro foram eleitos no Paraná, Mato Grosso, Roraima, Distrito Federal, Amapá, Rio de Janeiro, Tocantins e Acre. Pelo lado de Lula, foram apenas quatro: Pará, Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará. Além disso, em São Paulo e Rio Grande do Sul, importantes colégios eleitorais em disputa, Bolsonaro tem seus ex-ministros Onix Lorenzoni (RS) e Tarcísio de Freitas (SP), chegando na frente para o 2º turno.
E a vaga PSDB?
A reportagem do jornal O Paraná de segunda-feira (3), trouxe que o candidato Jocelito Canto foi eleito deputado federal pelo PSDB. Jocelito foi mais votado que Beto Richa na disputa por uma vaga na Câmara Federal, com 74.348 votos contra 64.868, mas como ele teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral, o ex-governador aparece como candidato eleito pelo PSDB.
E a vaga do PSDB? II
A dúvida que fica na cabeça do eleitorado é quem será o deputado federal do PSDB do Paraná a partir de fevereiro de 2023? Nas próximas semanas o TSE deve julgar o recurso de Jocelito, a diplomação está marcada para dezembro, caso o ex-prefeito de Ponta Grossa consiga emplacar a justificativa, Beto Richa vai se tornar primeiro suplente e ficar esperando uma oportunidade.
Bancada feminina
A bancada feminina da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) será a maior da história da Casa, de quase 170 anos. Dez candidatas foram eleitas no domingo (2), entre os 54 eleitos para a nova legislatura que começará em 2023.
Deputadas estaduais
As deputadas estaduais que formarão a bancada feminina na Alep são: Márcia Huçulak (PSD), Mabel Canto (PSDB), Maria Victória (PP), Ana Júlia (PT), Luciana Rafagnin (PT), Cantora Mara Lima (Republicanos), Cristina Silvestri (PSDB), Marli Paulino (Solidariedade), Flavia Francischini (União) e Cloara Pinheiro (PSD).
Votação recorde
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) fez a maior votação da história do Paraná por um governador eleito ou reeleito. Ratinho Junior tem agora duas das três maiores votações da história do Paraná. Em 2022 a votação de Ratinho foi de 4.243.031, o recorde era de Beto Richa, que teve 3.301.322 de votos em 2014. Em 2018, Ratinho havia recebido 3.210.712 de votos.
Da Alep para Brasília
Dos seis deputados estaduais que se candidataram a deputado federal, três foram eleitos e a partir de 2023 representarão o estado na Câmara dos Deputados, em Brasília. Paulo Litro (PSD), Tadeu Veneri (PT) e Tião Medeiros (PP) conseguiram conquistar a vaga em Brasília. Rodrigo Estacho (PSD), Coronel Lee (DC) e Galo (PP) não conseguiram se eleger.
2° turno
Mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar irão retornar às urnas eletrônicas em 30 de outubro para escolher o presidente da República, no segundo turno das eleições, entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL). Além disso, em 12 unidades da Federação a disputa para governador também será definida no segundo turno.
Propaganda eleitoral
Iniciou ontem (3) o período de propaganda eleitoral para o segundo turno das eleições. O horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e televisão terá início a partir de sexta-feira (7). No segundo turno, o tempo de propaganda é dividido igualmente entre os candidatos.