Esportes

Em partida emocionante, Brasil é ouro na dupla mista BC3, na bocha

Sobrou emoção na final das duplas mistas, categoria BC3 (para atletas com deficiências muito severas e com ajuda de calheiros), da bocha paralímpica. Nesta segunda-feira, o Brasil, com os paulistas Antonio Leme e Evelyn Vieira e a pernambucana Evani Soares (reserva), venceu a Coreia do Sul, formada por Won Jo Jeong, Han Soo Kim e Ye Jin Choi (reserva), por 5 a 2.

Fim de jogo, Fernando Leme, calheiro e irmão de Antonio, que tem paralisia cerebral, abraçou-o e os dois caíram no chão para comemorar o ouro. Nesta modalidade, a disputa é feita em quatro ends (parciais) de sete minutos, cada. E cada seleção lança seis bolas por end. A primeira a ser lançada é a branca. E vence o end quem terminar com as bolas mais próximas à branca.

O Brasil liderava o primeiro end e, na reta final, abriu 3 a 0. No segundo, novamente bastante equilibrado, a seleção visitante fez 1 a 0, diminuindo a vantagem dos anfitriões. Os coreanos repetiram o placar no terceiro end. As maiores emoções ficaram para o end final. A cerca de 2min38s do fim, o árbitro puniu o Brasil por posição irregular da calha, e o time teve as duas bolas mais próximas da branca afastadas, para vaias do público. As medalhas do Brasil na Paralimpíada

Também como punição, os rivais tiveram duas bolas a mais para jogar nos segundos finais. No último lançamento do Brasil, Evelyn deixou a bola numa posição que dificultaria a aproximação da Coreia da branca. Os dois últimos lançamento da Coreia acabaram deixando o Brasil ainda mais perto da bola branca. Ou seja, do ouro. Fim da partida, a torcida veio abaixo com o ouro tão emocionante.